CITS ofertam serviços à comunidade da periferia de Fortaleza

16 de maio de 2018 - 17:55 # # # # #

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS
Ariel Gomes - Fotos

O Centro de Inclusão Tecnológica e Social (CITS) do José Walter abriu as portas para a comunidade, realizando uma manhã de serviços e atividades socioesportivas. Entre cortes de cabelos, emissão de documentos e a animação das aulas de ginástica, e balé, a comunidade recebeu a visita da primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, e da secretária-executiva da STDS, Luciene Rolim. A programação segue ocorrendo ao longo do mês nas outras unidades dos CITS. O evento transcorreu das 8h30 ao meio-dia. (*Veja programação completa em anexo)

“O Ceará só cresce quando o povo cearense avança, e isso só é possível com qualificação, por isso, o governador Camilo Santana investiu neste ano um montante de 40 milhões para capacitação profissional em todo Estado do Ceará. Neste ano, serão realizados 98 cursos nas sete unidades dos CITS, além de vagas para pré-inscrições na área de capacitação profissional.”, declarou Onélia Santana, durante a visita realizada hoje, no CITS José Walter. “Esta ação é para convidar a comunidade a conhecer os nossos equipamentos e sentir-se parte deles” completou a primeira-dama do Ceará.

Potencializando Talentos

Entre um passo e outro de balé, a aluna Ana Beatriz perdeu a timidez e hoje parece flutuar na sala de dança. A mãe, Maria Camurça, não escondia o orgulho ao ver a filha dançar. “Ela faz aulas de balé há um ano aqui no CITS, e nesse período ela mudou completamente. Minha filha desabrochou, perdeu a timidez e hoje consegue se comunicar sem esforços”, explicou Maria Camurça.

“Nós estamos ofertando uma série de serviços agregados aos cursos de capacitação que já são ofertados nos CITS, além de incentivar a apropriação deste espaço que é da comunidade e para a comunidade. Este encontro também tem o objetivo de promover um encontro com a população para ouvir as demandas e sugestões para as melhorias nos bairros das periferias de Fortaleza”, expôs a secretária-executiva da STDS, Luciene Rolim, que também participou da visita durante a manhã desta quarta-feira.

Para o aluno do curso de Cabeleireiro e Barbearia, Michael Miranda, a capacitação representou seu retorno ao mercado de trabalho. “Estou exercendo a profissão de barbeiro na minha casa, por enquanto, e sei que a tendência é atingir um público cada vez maior, com a possibilidade de expandir meu serviço para um negócio próprio”, expôs Michael, que atendeu o público da sua comunidade na aula prática de cortes de cabelo, durante a ação no CITS José Walter.

Serviços

Entre os serviços ofertados estão a emissão de documentos como Carteira de Identidade (RG) e CPF, atualização do Cadastro Único (CadÚnico) e corte de cabelo. A programação dos cursos ofertados a jovens e adultos segue normalmente, de acordo com o portfólio de cada unidade, bem como as atividades esportivas e culturais. O CITS Jangurussu foi a primeira unidade a receber – na última terça-feira (15) – a manhã de serviços.

Nos próximos dias 18, 29 e 30 de maio, serão contempladas, respectivamente, as comunidades do entorno dos CITS do Parque São José, Conjunto Ceará e do Mucuripe; e no dia 5 de junho, as atividade serão realizadas no CITS Lagamar. Neste ano, a STDS capacita 2.450 novos profissionais e disponibiliza 3.040 vagas para atividades socioesportivas, nas setes unidades dos CITS, na periferia da Capital. A carga horária dos cursos variam de 100 a 160 horas.