Cláudia Assef lança livro “Todo DJ já sambou – A história do Disc-Jóquei no Brasil” no Porto Iracema das Artes

17 de maio de 2018 - 14:04 # # # # #

Raphaelle Batista - Ascom / Porto Iracema das Artes

 
Antes, ela participa de uma roda de conversa sobre cenário musical brasileiro com Délia Fischer e Domenico Lancelloti, que integram a comissão julgadora do Laboratório de Música 2018

No próximo dia 18, sexta-feira, o Porto Iracema das Artes recebe o lançamento do livro “Todo DJ já sambou – A História do Disc-Jóquei no Brasil”, de Cláudia Assef. A nova edição vem expandida e atualizada frente à primeira, lançada em 2003. No livro, a autora trata desde Alok à Vintage Culture; retrata a conquista de espaço das mulheres na discotecagem, explica o novo e forte eixo das festas independentes de São Paulo, como Mamba Negra e Capslock; e conta sobre a reverberação da bass music, que colocou o DJ Zegon e seu projeto Tropkillaz como nomes internacionais.

Além disso, Cláudia participa da roda de conversa sobre cenário musical com os três integrantes da comissão de avaliação do laboratório deste ano, que ela compõe. Participarão do debate Delia Fischer e Domenico Lancellotti . Juntos, os três selecionaram 13 projetos entre mais de 90 inscritos e serão os responsáveis pela escolha dos quatro selecionados para o laboratório este ano. O evento será no auditório da Escola, a partir das 16h, aberto a músicos, bandas e demais interessados.

Leia abaixo um trecho da apresentação do livro, escrita pelo DJ, jornalista e pesquisador musical Camilo Rocha.

“Este livro continua tão necessário como há 15 anos. Um dos principais motivos é que a gente sempre precisa lembrar de onde veio tudo isso. Se hoje existe um Alok ou um L_cio é porque antes existiram o Mau Mau, o Marky, o DJ Hum, o Ricardo Guedes, a Sonia Abreu, o Gregão e o seu Osvaldo Pereira […]. E ainda tem o viés educacional da obra. Literalmente: o livro é adotado como material didático em diversos cursos de DJ e produção de música eletrônica pelo Brasil.”

SOBRE CLÁUDIA ASSEF

Cláudia Assef é formada em Jornalismo (1996) e já passou pelos jornais Folha da Tarde, a sucursal paulistana do jornal Correio Braziliense, e Folha de S. Paulo, onde atuou como correspondente em Paris. De volta ao Brasil, em 2001, Claudia estreou como DJ. Já esteve à frente de programas de rádio e também editou diversas revistas de música e cultura eletrônica como “Volume01”, da editora Abril, e a independente “Beatz”.

SERVIÇO

“Lançamento do livro ‘Todo DJ já sambou – A História do Disc-Jóquei no Brasil’, de Cláudia Assef” e “Conversa aberta sobre cenário musical com comissão de seleção do Laboratório 2018”

Quando: 18 de maio, às 16h (debate) e às 18h (lançamento do livro)

Onde: Auditório e pátio do Porto Iracema das Artes (R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)

GRATUITO