Quarto Centro Cearense de Idiomas do Estado começa a funcionar em Itapipoca

19 de maio de 2018 - 07:02 # # #

Caio Faheina - Repórter
Davi Pinheiro - Fotos

A unidade foi inaugurada nesta sexta-feira, 18, pelo governador Camilo Santana. Ao todo, onze centros atuarão na formação de cerca de 9.400 jovens cearenses em inglês e espanhol

“Falar outra língua é abrir uma porta para o mundo”. A frase estava estampada em uma das três salas de aula do Centro Cearense de Idiomas (CCI) do município de Itapipoca, inaugurado pelo governador Camilo Santana nesta sexta-feira, 18. Além desta, outras citações ilustravam o grande pátio do equipamento, trazendo a curiosidade de alunos matriculados para cursar inglês ou espanhol – para muitos, o primeiro contato com a estrutura, que antes funcionava como um Centro Educacional para Jovens e Adultos.

Acompanhado do secretário da Educação, Rogers Mendes, e do vice-prefeito de Itapipoca, José Edísio Pacheco, o governador reforçou o compromisso de investir cada vez mais na formação da juventude do Estado. “Os CCIs vão garantir, de forma gratuita, o aprendizado de duas línguas universais, inglês e espanhol. Estamos num mundo que exige mais qualificação profissional, e esses cursos são de alto nível e não deixam a desejar a nenhum curso pago do País. Isso vai abrir um leque de oportunidades para os jovens de Itapipoca e Ceará”, afirmou.

O chefe do Executivo lembrou, também, da cerimônia realizada nessa quinta-feira, 17, no Centro de Eventos do Ceará, onde se comemorou a condecoração de 332 escolas cearenses no Prêmio Escola Nota 10. “Temos a melhor educação pública do País, fruto de muito trabalho”, pontuou. Na cerimônia de entrega do centro bilíngue, Camilo Santana antecipou, ainda, a entrega de sistema de videomonitoramento, a requalificação da Avenida do Contorno e a instalação de um campus da Universidade Estadual do Ceará (Uece) no município. No fim da solenidade, o governador visitou o equipamento e assistiu a aulas inaugurais junto aos estudantes.

Oportunidades e futuro

As oportunidades a partir de uma língua estrangeira, conta Wanderson Lima, de 17 anos, serão maiores. Um dos 1.150 alunos matriculados inicialmente na unidade, o jovem é firme no sonho: quer ser advogado, atuar na área criminal e conhecer a Espanha, os Estados Unidos e uma lista de países que ele pensa não caber no seu futuro. “Estudar no CCI vai trazer muitas oportunidades de trabalho, de conhecer outra língua que a gente não conhecia. Hoje, isso é fundamental para o mercado. Muito feliz por minha cidade ser contemplada (com o equipamento)”, empolgou-se.

Diretora da unidade, Analice Albuquerque acrescentou à fala de Wanderson: “o CCI é um marco para a comunidade itapipoquense”. A gestora, que divide as responsabilidades no equipamento com cinco professores, um coordenador pedagógico e uma assistente pedagógica, afirmou que a oportunidade de jovens terem acesso a outas culturas e idiomas vai ser necessária não só para os estudantes. “É um sonho para os jovens e para os pais, que se projetam neles”, disse. “Esses alunos terão mais oportunidades de emprego. Além disso, o equipamento vai permitir que eles possam fomentar uma relação cultural com outros países”, avaliou.

Onze centros pelo Ceará

O CCI da cidade do Litoral Oeste é o quarto dos onze centros que serão espalhados pelo Estado. Afora Itapipoca, os municípios de Crateús e Caucaia, além de Fortaleza, já têm unidades em funcionamento. Outros dois centros serão inaugurados, em breve, nos municípios de Iguatu e Juazeiro do Norte. Na Capital, serão implantados mais quatro equipamentos. O investimento total é da ordem de R$ 5 milhões.

Em Fortaleza, um Centro Cearense de Idiomas está atuando no shopping Benfica, atendendo 900 estudantes. Os outros quatro CCIs previstos para a Capital serão implantados nos shoppings RioMar Fortaleza, RioMar Kennedy, North Shopping Jóquei e Via Sul. Ao todo, contando com as instalações do Interior, cerca de 9.400 jovens matriculados na rede pública estadual serão contemplados – cada escola tem um número de vagas disponível para os estudantes.

As aulas

As turmas são distribuídas de segunda a quinta-feira, nos turnos manhã, tarde e noite, das 10h às 21 horas em shoppings; e das 8h às 21h15 nos outros espaços. Em Itapipoca, as turmas se dividem em 24 para o curso de inglês – sendo uma destinada para professores da rede estadual – e 18 para o curso de espanhol. A formação completa será feita em seis semestres, ampliando o desenvolvimento da língua escolhida em quatro habilidades: ler, escrever, falar e ouvir. A certificação poderá ser feita por módulo ou pela formação completa.