Central de Licitação da PGE conclui mais de 748 licitações em 2018

21 de maio de 2018 - 16:28 # #

Daniela Negreiros - Assessoria de Comunicação da PGE
daniela.negreiros@pge.ce.gob.br /pgecomunicacao@pge.ce.gov.br
(85) 3459-6323

Por meio Central de Licitações da Procuradoria-Geral do Estado do Ceará (PGE-CE), no total, só nos quatro primeiros meses de 2018, foi gerado uma economia de 25,40% do valor inicial previsto nas licitações. A economia de recursos se deu por conta da eficiência e do constante aprimoramento dos processos licitatórios.

Se for levado em conta apenas a modalidade de pregão eletrônico, uma das formas de realização do pregão, a economia gerada supera 28,50%, somando 629 licitações concluídas. O método é um instrumento eficaz para otimizar os gastos no serviço público.

Em suas diferentes modalidades, a Central de Licitações finalizou, até abril de 2018, 748 licitações e está com 1130 processos licitatórios em andamento, computados até o dia 18 de maio. Segundo o procurador-geral do Estado, Juvêncio Vasconcelos Viana, a Central de Licitações da PGE-CE tem um sistema seguro, confiável e eficaz. “A ideia é que, cada vez mais, o Estado ofereça ao povo cearense um sistema ágil e capaz de zelar pelo erário, pois a economia que é gerada transforma-se em investimentos nas mais diversas áreas”, destaca.

A Central de Licitações coordena todos os processos de licitações do Estado. Hoje, a equipe é composta por 141 colaboradores, que atuam em Comissões Especiais de Licitação (responsáveis pela realização das Tomadas de Preços, Convites, Regime Diferenciados de Contratação (RDC’s) e licitações com financiamento de instituições financeiras internacionais), Comissão Central de Concorrências (responsável pela realização das Concorrências Públicas) e o Setor de Pregão (onde são realizados todos os pregões, eletrônicos e presenciais, do Estado do Ceará. Sendo este setor divido em cinco equipes de trabalho: cadastro, análise, marcação, realização e finalização/auditoria).

Central de Licitações

A Central de Licitações da Procuradoria-Geral do Estado do Ceará (PGE-CE), criada em fevereiro de 2007, é a responsável por processar as modalidades de licitação: Pregão, presencial e eletrônico, Concorrência Pública, Tomada de Preço, Convite, Leilão, Regimes Diferenciados de Contratação e licitações com financiamento de instituições financeiras internacionais para todos os órgãos da Administração Direta do Poder Executivo e para as suas autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista, conforme Lei Complementar nº 65, de 03 de janeiro de 2008 alterando dispositivos da Lei Complementar de nº 58 de 31 de março de 2006.