CITS do Parque São José oferta serviços para a comunidade

21 de maio de 2018 - 10:35 # # # #

Assessoria de Comunicação e Eventos - Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS
Fotos: Rogério Rodrigues / Governo do Ceará

Conhecida pelo tino empreendedor, a comunidade do Parque São José participou na última sexta-feira (18), de uma manhã de serviços ofertados no Centro de Inclusão Tecnológica e Social (CITS) do bairro. Na ocasião, a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, visitou a unidade e conversou com os moradores, que, aproveitaram para emitir documentos, cortar os cabelos, se cadastrar no CadÚnico, dentre outros. O evento transcorreu das 8h30 ao meio-dia.

“A riqueza do nosso Estado está em cada um de vocês, por isso, o governador Camilo Santana vem investindo continuamente na capacitação como principal política para inserção do trabalhador cearense no mercado de trabalho. Neste ano, foram destinados 40 milhões à qualificação profissional em todo o Estado do Ceará”, ressaltou Onélia Santana, durante sua visita ao CITS do Parque São José.

Inclusão Profissional

“Fiz o curso de Administração de Empresas aqui no CITS do Parque São José e, atualmente sou microempreendedora e trabalho na minha própria residência vendendo lanches. Aproveitei essa manhã de serviços para me inscrever no curso de gastronomia e potencializar meus conhecimentos no ramo da alimentação”, explicou Ana Paula Nunes.

Para a secretária-executiva da STDS, Luciene Rolim, o evento representa a abertura do governo para dialogar com as periferias da Capital. “Este é mais um momento para estarmos perto do povo cearense, ofertando diversos serviços às nossas comunidades. Nosso objetivo é trazer a população para conhecer esse espaço, que existe exclusivamente para atendê-los”, expôs Luciene Rolim.

Serviços

Entre os serviços ofertados estão a emissão de documentos como Carteira de Identidade (RG) e CPF, atualização e inscrição do Cadastro Único (CadÚnico) e corte de cabelo. A programação dos cursos ofertados a jovens e adultos segue normalmente, de acordo com o portfólio de cada unidade, bem como as atividades esportivas e culturais. O CITS Jangurussu foi a primeira unidade a receber – na última terça-feira (15) – a manhã de serviços.

Nos próximos dias 29 e 30 de maio, serão contempladas, respectivamente, as comunidades do entorno dos CITS do Conjunto Ceará e do Mucuripe; e no dia 5 de junho, as atividade serão realizadas no CITS Lagamar. Neste ano, a STDS capacita 2.450 novos profissionais e disponibiliza 3.040 vagas para atividades de esporte, lazer e cultura nas setes unidades dos CITS, na periferia da Capital. A carga horária dos cursos variam de 100 a 160 horas.