Seminário marcou implantação do Ceará Pacífico no Parque Genibaú

21 de maio de 2018 - 10:46 # # # #

Vice-Governadoria - Assessoria de Comunicação
Queiroz Netto - Fotos

Neste sábado (19), foi realizado o I Seminário Territorial do Ceará Pacífico no Parque Genibaú, a reunião entre poder público e a população foi realizada na EMEF Professor Américo Barreira. O encontro teve os atores locais como protagonistas, e discutiu as potencialidades e necessidades do bairro e comunidades adjacentes.

A vice-governadora e coordenadora do Ceará Pacífico, Izolda Cela, juntamente com a equipe de articuladores do pacto, abriu o encontro. Na ocasião, foi abordada as diretrizes da iniciativa. “O Genibaú tem uma realidade difícil, com problemas muito complexos. Por meio da prevenção, vamos criar políticas públicas que atendam aos anseios da população local. Queremos implantar um atendimento educacional mais qualificado, melhorias urbanas, policiamento com mais proximidade e que tenha, cada vez mais, a confiança de todos. São muitos os desafios, mas só vamos conseguir superá-los com a ajuda da comunidade”, disse Izolda Cela.

O Fórum de Lutas do Genibaú (entidade de líderes comunitários da região) entregou uma carta, com algumas demandas locais. Entre elas: a construção de uma escola de ensino médio, atuação do programa Mais Infância e a revitalização do Centro de Esporte e Lazer (Vila Olímpica).

Quem também ressaltou a importância de uma gestão compartilhada com a comunidade foi a secretária Executiva da Vice-Governadoria e coordenadora dos Territórios Ceará Pacífico em Fortaleza, Carla da Escóssia. “Quando você está ouvindo a população, é muito mais fácil acertar, trazer ações que a comunidade está precisando. Muitas vezes o Estado faz intervenções que, embora sejam importantes, não são as prioritárias. Com a presença das pessoas, temos a possibilidade de fazer mais e fazer melhor”.

Eixos de atuação

Após o primeiro momento, os presentes foram divididos em três grupos de trabalho: prevenção e oportunidades para a juventude; desenvolvimento urbano e qualidade de vida; e cultura de paz e mediação de conflitos. O intuito foi elencar as maiores necessidades de cada segmento.

George Mirson, 43, é diretor do Centro Dom Hélder Câmara, que atende crianças de seis a 14 anos, oferecendo aulas de reforço escolar, balé e capoeira. “Para nós, é muito importante a presença da vice-governadora e dos membros do Ceará Pacífico aqui. O Genibaú é um bairro com 50 mil habitantes, e precisamos de uma escola de ensino médio para os nossos jovens”, disse.

Como resultado da reunião, será criada uma matriz de prioridades, que servirá de base para a atuação do Ceará Pacífico no território.

Pacto Por Um Ceará Pacífico

Com o objetivo de construir uma cultura de paz em todo o território cearense, o Pacto opera a partir de políticas públicas interinstitucionais de prevenção social e segurança pública. A meta é a melhoria do contexto urbano, por meio de ações que possibilitem o monitoramento e a avaliação contínua da sociedade, criando as condições de acolhimento das populações mais vulneráveis e o enfrentamento da violência. O Ceará Pacífico também tem como territórios as localidades do Vicente Pinzón, Bom Jardim, Curió, além de atuar em áreas nos municípios de Juazeiro do Norte e Sobral.