Nova ferramenta cadastra doadores de sangue em rede social

24 de maio de 2018 - 16:12 # # #

Natássya Cybelly - asscom@hemoce.ce.gov.br
(85) 3101.2308

Quem tem uma página na rede social Facebook agora poderá se cadastrar como doador de sangue e auxiliar no estoque dos hemocomponentes dos hemocentros do país. A novidade lançada na quarta-feira, 23, na sede do Facebook contou com a presença de representantes do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede pública do Governo do Ceará, Fundação Pró-Sangue e Ministério da Saúde. O Hemoce é o primeiro hemocentro do Nordeste que utilizará a ferramenta digital.

O novo recurso permite que os seguidores da rede social se cadastrem como doadores de sangue e informem qual seu tipo sanguíneo. Com o registro, os seguidores serão notificados quando houver a necessidade de repor os estoques de sangue e poderão ser informados sobre os locais de coleta por perto. As notificações serão enviadas pela plataforma digital quando os hemocentros criarem eventos informando a necessidade de convocar os doadores de sangue, seja para a reposição de algum tipo sanguíneo ou para divulgar os locais de coleta externa de sangue. Com o evento divulgado, aqueles seguidores registrados, que estiverem próximo aos locais de coleta, receberão uma notificação para que possam ajudar doando sangue ou compartilhando as informações com os amigos.

De acordo com a assistente social do Hemoce, Adalise Maia, a expectativa é que o alcance expressivo da rede social ajude a sensibilizar os doadores. “Todos os dias nós estamos conectados através das redes sociais. Muitas vezes não ligamos a TV ou o rádio, mas sabemos o que está acontecendo no mundo pelo celular ou computador. Então, utilizar essa força para incentivar as doações vai ajudar a conscientizar as pessoas sobre o gesto solidário que ajuda a salvar vidas e assim aumentar o número de doadores voluntários e regulares”, ressalta.

A estudante de enfermagem, Soraia Martins, que doou sangue nesta quinta-feira, 24, na sede do Hemoce, está ansiosa para se cadastrar como doadora na rede social. “Eu ainda não sabia da novidade, mas adorei! E com certeza vou me cadastrar. Todos os dias a gente está ali conectada, e receber os avisos vai facilitar muito para relembrar que é preciso ajudar outras pessoas”, destaca.

Como realizar o cadastro no Facebook

Os usuários podem se registrar através do link facebook.com/donateblood. Essas informações serão privadas, mas o usuário poderá torna-las pública e compartilhar o status de doador com amigos e seguidores. A primeira etapa do recurso, que é o cadastro dos doadores, já está disponível e as notificações serão enviadas a partir de junho. Hemoce é o primeiro hemocentro do Nordeste a utilizar a ferramenta

O Hemoce foi convidado pelo Ministério da Saúde e o Facebook para ser um dos seis primeiros hemocentros do país a utilizar a ferramenta. Em breve, o recurso estará disponível para outros bancos de sangue e unidades de saúde.

Ferramenta foi desenvolvida em parceria com hemocentros

Os principais hemocentros do país, Hemoce, região Nordeste; Hemopa (Pará) na região Norte; Hemosc (Santa Catarina) no Sul; Fundação Hemocentro de Brasília (Brasília), no Centro Oeste; Hemorio (Rio de Janeiro) e Pró-Sangue (São Paulo), na região Sudeste, junto com o Ministério da Saúde, através da Coordenação-Geral de Sangue e Hemoderivados, participaram da funcionalidade do projeto colaborando com informações e estratégias para o desenvolvimento da nova função digital.

O Brasil é o primeiro país da América a utilizar o recurso. A ferramenta já está disponível na Índia, Bangladesh e Paquistão, onde mais de 8 milhões de pessoas se registraram para serem doadoras de sangue na rede social. “Esperamos que, ao aumentar a conscientização e fornecer ferramentas para os bancos de sangue se conectarem àqueles dispostos a ajudar, possamos facilitar o processo de doação”, afirma Nathalie Gazzaneo, gerente de Políticas Públicas do Facebook.