Saúde realiza treinamento em manejo obstétrico nesta sexta (25)

24 de maio de 2018 - 11:45 # # #

Cristiane Bonfim/Marcus Sá/Helga Rackel - Assessoria de Comunicação da Sesa

A Secretaria da Saúde do Ceará realizará nesta sexta-feira, 25 de maio, a Oficina de Atualização do Manejo Obstétrico de Hemorragia – Estação Prática, a terceira capacitação destinada aos profissionais dos hospitais da Macrorregião de Saúde de Fortaleza. A oficina acontecerá a partir das 13 horas, no auditório do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública do Governo do Ceará, para até 60 profissionais médicos e enfermeiros obstetras de unidades de saúde da Macrorregião. O treinamento antecede as ações alusivas ao Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, 28 de maio, segunda-feira.

Além do manejo da hemorragia obstétrica, os profissionais de saúde serão capacitados também no funcionamento e uso do traje antichoque não pneumático (TAN). Os participantes serão capacitados para seu correto uso e funcionamento. Os trajes são utilizados para garantir a continuidade do fluxo sanguíneo em órgãos vitais da paciente com hemorragia, como o cérebro, coração e pulmão, até que ela seja transferida para um local que possa prestar a assistência necessária ou para que sejam adotadas outras medidas na própria unidade de saúde em que ela estiver. O traje faz a compressão da pelve e de membros inferiores do corpo.

A Oficina de Manejo Obstétrico da Hemorragia já ocorreu em três edições – duas para capacitação de profissionais das macrorregiões de Saúde de Fortaleza e uma no Sertão Central. Na oficina são abordados temas como manejo ativo do terceiro período do trabalho de parto, manejo da hemorragia pós-parto, código vermelho obstétrico, manejo da mulher em situação de “near miss” (quase perda) com hemorragia obstétrica. A finalidade é estruturar o processo de qualificação e atenção às situações de morbimortalidade em mulheres com hemorragia pós-parto, principalmente em áreas remotas e de pouco acesso às tecnologias de cuidado.

Junto com a hipertensão, a hemorragia figurou como principal causa de morte materna no Ceará em 2016, de acordo com o último boletim de mortalidade materna, divulgado no ano passado. Do total de 44 óbitos maternos por causas obstétricas diretas registrados naquele ano, entre aborto, complicação no parto, embolia, hipertensão, inércia uterina, infecções puerperal, 18,2% foram por hemorragia. O Projeto Zero Morte Materna por Hemorragias é uma iniciativa da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com o Ministério da Saúde, para a redução da morbidade e mortalidade maternal.