Sema e Secult apresentam “Orquestra de Sopros do Piamarta” no Parque do Cocó

25 de maio de 2018 - 11:11 # # # #

Ivna Girão (Secult) / Lucas Benedecti / Paula Candice - imprensasecultce@gmail.com

E tem mais uma edição do Orquestras no Parque, uma ação da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e a Casa Civil. Uma nova opção cultural, sempre aos domingos, no Parque do Cocó. E no dia 27 de maio, às 16h30, o projeto recebe a “Orquestra de Sopros do Piamarta”. Ação gratuita, para todas as idades, voltada para a difusão e valorização da música instrumental do Ceará, dentro do segmento de Orquestras, como fortalecimento da Rede Estadual de Bandas do Ceará. Serão seis apresentações artísticas com orquestras cearenses compostas por crianças, jovens e adultos que, de 15 abril a 24 junho de 2018.

No Estado, são contabilizadas dezesseis orquestras de música em atividade, as quais integram o Sistema Estadual de Bandas de Música do Ceará (Sebam), instituído conforme a Lei 13.605/2005, que prevê as unidades de bandas de música, como equipamentos culturais colocados a serviço da sociedade para a pesquisa, produção e difusão cultural, com ênfase na música instrumental, geridas por instituições com ou sem fins econômicos, ou de interesse público.

Neste sentido, o Programa Orquestras no Parque vem promover, difundir e valorizar a música instrumental do Ceará, dentro do segmento de Orquestras. Busca também contribuir para a formação de plateia em música instrumental, além estimular o uso de espaços verdes da cidade como opção de lazer cultural e ambiental.

Sobre orquestra

O sucesso da filosofia educacional e o elevado nível técnico dos músicos formados, conquistaram para a Instituição o respeito da sociedade cearense. Não é por acaso que o Centro
Educacional da Juventude Padre João Piamarta é considerado referência indiscutível no trabalho desenvolvido com as crianças e adolescentes situadas na faixa de risco social em todo o Estado do Ceará. A Banda Juvenil Dona Luíza Távora foi idealizada pelo missionário italiano Padre Luiz Rebuffini e tem como maestro fundador o Professor Doutor Francisco José Costa Holanda. Atualmente é regida pelo maestro Rômulo Santiago Félix.

– 27/maio
Orquestra de Sopros do Piamarta, Fortaleza, Ceará

– 10/junho
Orquestra Jacques Klein, Fortaleza, Ceará

24/junho
Orquestra de Sopros de Icapuí

SERVIÇO

ORQUESTRAS NO PARQUE: Sema e Secult trazem uma nova opção cultural, sempre aos domingos, no Parque do Cocó
Dia 27/maio, às 16h30, no Anfiteatro do Parque do Cocó
Gratuito.