Sobrado Dr. José Lourenço recebe programação do Circuito UFC-Arte

25 de maio de 2018 - 11:18 # # # # #

Ivna Girão (Secult) / Lucas Benedecti / Paula Candice - imprensasecultce@gmail.com

Circuito UFC-Arte nas Escolas chega ao Sobrado Dr. José Lourenço no próximo dia 26. A programação do evento, organizado pela Secretaria de Cultura Artística da Universidade Federal do Ceará (Secult-Arte/UFC) e pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), visa a formação e a imersão na arte contemporânea produzida pela comunidade acadêmica. Serão realizadas oficinas sobre novas formas de se fazer e pensar arte, entre outras temáticas, além de ações artísticas, que buscam estreitar os laços entre a Universidade e os equipamentos culturais da cidade. O evento se iniciará às nove horas com uma visita mediada pelo museu. Depois, serão desenvolvidas oficinas pelos projetos Laboratório de Arte Contemporânea – LAC; Bolsa Arte Moda; e Design computacional e fabricação digital como meios de expressão artística e inclusão. A programação do dia será encerrada com a apresentação do Coral L’alouette, da Casa de Cultura Francesa da UFC.

Os projetos integram o Programa de Promoção da Cultura Artística da Secult-Arte/UFC. As oficinas serão gratuitas, abertas ao público em geral, com vagas limitadas mediante inscrição prévia por meio do preenchimento de formulário online. Os participantes receberão certificado.

O Circuito UFC-Arte existe desde 2013 e consiste na realização de eventos artístico-culturais com o objetivo de fazer com que a arte e a cultura da universidade circulem pelos diversos campi da UFC em Fortaleza e no interior do estado, além de equipamentos culturais e escolas. Busca-se, assim, a valorização e a divulgação do trabalho dos projetos e grupos artísticos em atuação na universidade, de modo a contribuir para com a formação de plateia e para com o processo formativo dos envolvidos.

O Sobrado Dr. José Lourenço é um equipamento cultural da Secretaria da Cultura do Governo do Estado (Secult-CE) que fica na rua Major Facundo, 154, Centro, Fortaleza/CE.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PARA AS OFICINAS:
https://goo.gl/forms/5NoF9YWs3wSDDsoH2

PROGRAMAÇÃO

09h00 às 09h30 – Visita mediada ao museu
09h30 às 12h00 – Oficinas
12h00 às 12h30 – Apresentação do Coral L’alouette

SOBRE O CORAL

Coral L’alouette

O Coral L’alouette surgiu em 2017.1 a partir da reunião de alguns alunos que estavam terminando o curso básico da Casa de Cultura Francesa da UFC. Oferecer a chance de aprender a cantar, desenvolver uma maior familiaridade com a língua francesa e promover a arte através do encontro. Esses são os principais objetivos do grupo, que recebe pessoas com/sem experiência em francês ou em canto. Sendo, assim, o essencial para participar, a vontade de cantar.

OFICINAS

> Desmonte: outras histórias com arte
Projeto: Laboratório de Arte Contemporânea – LAC
Local: Auditório

O objetivo da oficina é trabalhar uma perspectiva crítica da história da Arte, pensar as artes como processos de relação, ter nas artes o lugar de montagem e desmontagem crítica de visões de mundo e de conexões entre diferentes atores sociais.

Facilitador: Kaciano Gadelha

Bolsista de pós-doutorado PNPD CAPES do Programa de Pós-Graduação em Artes do ICA (Instituto de Cultura e Arte) da Universidade Federal do Ceará. Doutor em Sociologia pela Universidade Livre de Berlim (Alemanha). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2004) e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2007). Desde janeiro de 2016 coordena o projeto Laboratório de Arte Contemporânea, cadastrado no Programa de Promoção da Cultura Artística (Bolsa-Arte) da Secult-Arte/UFC, atividade vinculada ao seu estágio pós-doutoral no PPG Artes UFC.

> “Os animais imaginários” de Chico da Silva
Projeto: Bolsa Arte Moda
Local: Espaço do Café

O objetivo da oficina é despertar no público um olhar sensível e promover o desenvolvimento de habilidades por meio da arte de Francisco Domingos da Silva, o pintor brasileiro primitivista mais importante do Brasil. Serão produzidos painéis coletivos cheios de expressão, abordando os nada tradicionais animais imaginários do artista.

Facilitadoras: Mônica Celestino, Samayra Pinto e Tainara Araripe

Alunas do curso de Design-Moda da UFC e bolsistas do projeto Bolsa-Arte Moda, cadastrado no Programa de Promoção da Cultura Artística (Bolsa-Arte) da Secult-Arte/UFC. Realizaram exposições na Moda Mostra Moda, organizado pela coordenação do curso de moda da UFC. Já ministraram oficinas de “Representação de tecidos”, “Desenho: estudo de poses” e “Expressões faciais com preenchimento tradicional”.

> Releitura das técnicas de xilogravura através de novas tecnologias de fabricação
Projeto: Design computacional e fabricação digital como meios de expressão artística e inclusão
Local: Minibiblioteca

A instalação das máquinas de fabricação digital na Oficina Digital do Departamento de Arquitetura e Urbanismo possibilitou a investigações e aplicação de novas técnicas em diversas áreas. O projeto visa explorar as possibilidades da xilogravura utilizando uma fresadora CNC e uma cortadora a laser com o objetivo de observar quais as diferenças nos produtos finais e nos processos de talhar a madeira manualmente e através de maquinário computadorizado. Nesta oficina será realizada uma exposição das peças já produzidas e uma oficina de gravação em papel, além da experimentação em processos de animação.

Facilitador: Roberto Vieira

Possui graduação, mestrado e doutorado em ciência da computação pela Universidade Federal do Ceará, com pesquisas nas áreas de Computação Gráfica e Realidade Virtual. É professor do curso de Design da Universidade Federal do Ceará (UFC) desde 2014 e é co-coordenador do Laboratório de Experiências Digitais (LED). Participou da implementação da Oficina de Fabricação Digital do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e da criação de disciplinas e projetos na área de design computacional e fabricação digital.