Companhia de Desenvolvimento do Ceará comemora 40 anos de atuação

28 de maio de 2018 - 17:49 # # #

Paola Vasconcelos - Ascom SDE

A Companhia de Desenvolvimento do Ceará (Codece), órgão do Governo do Ceará vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), completou 40 anos de atuação em 2017. Para marcar a data, a Codece realizou, no início da noite desta segunda-feira (28/05), uma solenidade na qual lançou a publicação “Codece 40 anos” e também inaugurou o auditório Gonçalo Claudino Sales e a galeria de presidentes da companhia. A solenidade, que aconteceu na sede da Codece, também homenageou personalidades que contribuíram para o seu desenvolvimento.

No Sistema de Desenvolvimento Econômico do Governo do Ceará, a Codece é um braço executor da SDE cujo trabalho é focado nos micro e pequenos negócios, com atuação no desenvolvimento regional e interiorização de investimentos nas diferentes regiões cearenses, gerando emprego, renda e oportunidade de crescimento nos municípios cearenses.

Com a expertise de ter participado ativamente da implantação dos Distritos Industriais de Fortaleza, Sobral e Cariri ainda na década de 90, a Codece está à frente de importantes projetos no Estado, como a requalificação do Distrito Industrial do Cariri; do Polo Metalmecânico do Vale do Jaguaribe, em Tabuleiro do Norte, que está na fase de infraestrutura básica e será um centro de multiserviços automotivos de carga pesada e produção industrial de peças, ferramentas, máquinas e equipamentos; e do projeto piloto do Distrito Empreendedor, em Crateús, fomentando negócios variados.

Para o presidente da Codece, Paulo César Feitosa Arraes, a instituição tem o papel de fomentar atividades empresariais que estão bem mais próximas da população, e que respondem diretamente pela geração de múltiplas oportunidades e consequente melhoria da qualidade de vida do povo. “O percurso até aqui não foi nada fácil, mas repleto de realizações e conquistas importantes. De lá para cá, a Codece se fez uma empresa madura, com ricos ativos distribuídos por mais de quarenta municípios cearenses. E, hoje, totalmente saneada e economicamente equilibrada, está pronta para os desafios de sua nova missão”, disse.

Homenagens

Entre os homenageados na solenidade estão os secretários do Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará, Cesar Ribeiro; da Casa Civil, Nelson Martins; do Planejamento e Gestão, Maia Júnior; o deputado federal Antonio Balhmann; o deputado estadual Bruno Barros Gonçalves; a ex-presidente da Adece, Nicolle Barbosa; o ex-presidente da Codece e atual membro de sua diretoria, Roberto Capelo Feijó; e a assessora jurídica da Codece, Maria Lindalva Santiago.

Histórico

Antes de ser denominada Companhia de Desenvolvimento do Ceará (Codece), em 1995, a instituição já teve outra denominação, com outras atribuições. Nasceu como Companhia de Desenvolvimento Industrial do Ceará — incorporando as antigas Empresa Cearense de Turismo S/A (Emcetur) e a Companhia Cearense de Mineração — uma sociedade de economia mista sob o controle acionário do Estado do Ceará, criada pela Lei No 10.088, de 23 de maio de 1977, e constituída pela Assembleia Geral de 8 de novembro de 1977. Depois disso, em 1991, transformou-se em Companhia de Desenvolvimento Industrial e Turístico do Ceará (Coditur) e, desde 1995, é denominada Codece.

Suas finalidades estatutárias a comprometiam, ainda na origem, a planejar, implantar, manter e administrar áreas e distritos industriais no Estado, com o compromisso de assegurar o pleno funcionamento das indústrias instaladas, sem, contudo, comprometer o desenvolvimento dos centros urbanos que as acolhiam.

Hoje, passados quarenta anos, a Codece se renova e volta o seu olhar para os pequenos negócios, segmento com grande peso na formação e geração de empregos e consequente afirmação da dignidade das pessoas.

Presidentes da CODECE

• Francisco Marinho de Andrade (1977 a 1983 e 1988 a 1991)
• Hedley Macedo (1983 a 1987)
• Gonçalo Claudino Sales (1987 a 1988)
• Antônio de Matos Brito (1991 a 2001)
• Victor Samuel Cavalcante da Ponte (2001 a 2003)
• Edilson Azim Sarriune (2003 a 2007)
• João Francisco Teixeira (2007 a 2013)
• Roberto Capelo Feijó (2013 a 2017)
• Paulo César Feitosa Arrais (2017 – atual Presidente)