Seduc promove segunda edição do “Escola: Espaço de reflexão” nos dia 28 e 29 de maio

28 de maio de 2018 - 11:27 # # # #

Julianna Sampaio e Jacqueline Cavalcante - Assessoria de Imprensa da Seduc

Mobilizar as escolas públicas da rede estadual com o propósito de consolidar a formação crítica e reflexiva dos estudantes, acerca de temáticas que considerem, sobretudo, os direitos humanos, a diversidade e o respeito ao outro. Essa é a proposta do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), ao promover a segunda edição do evento “Escola: Espaço de Reflexão”, nos dias 28 e 29 de maio, no Meridional Convenções Center. O evento reunirá gestores escolares, professores e estudantes de todas as regiões do Estado.

A mesa de abertura começa às 13h30, com a participação do secretário da Educação, Rogers Mendes, da Promotora de Justiça e Defesa da Educação, Elizabeth Almeida, da diretora da Escola de Ensino Médio São Francisco da Cruz, Gleiciane Maria Silveira e Freitas, e do aluno da Escola de Ensino Médio Dr. Gentil Barreira, João Victor Castro Mesquita. Neste primeiro dia, a agenda de atividades seguirá até às 18 horas.

A iniciativa da Secretaria é uma estratégia para apoiar a organização de atividades escolares em que os estudantes sejam estimulados a formular suas opiniões e a expressá-las de forma responsável e consequente, promovendo o debate franco e aberto sobre temas da contemporaneidade, preservando a tolerância e o respeito frente a posições contrárias às suas. As unidades de ensino são locais de desenvolvimento da aprendizagem dos conteúdos curriculares, mas são concebidas, principalmente, como espaço para vivência e compreensão das relações sociais.

Após este evento, a Seduc propõe a realização de encontros regionais em forma de painel de debates. No âmbito escolar, a sugestão é criar uma comissão para definir atividades sobre a temática, como campeonato de debates, grupos de discussão, apresentação de vídeos, filmes e demais formas de apresentação com o propósito de promover a discussão.

2017

Em maio do ano passado, a Seduc promoveu o primeiro Escola: Espaço de Reflexão, com programação marcada por palestras, oficinas e rodas de conversa, abrangendo temas ligados à cultura do respeito, considerando as diversidades de pontos de vista. O evento teve continuidade com a realização da “Semana Escola: Espaço de Reflexão”, que ocorreu entre os dias 29 de maio e 02 de junho, com um cronograma de atividades realizadas em nível estadual, regional e em cada uma das escolas da rede pública estadual de ensino.

Para o diretor da Escola de Ensino Médio Deputado Paulino Rocha, Herbty Marques Gomes, que participou do evento no ano passado, a iniciativa da Secretaria da Educação “foi de grande relevância, considerando que o exercício do pensamento crítico é fundamental para a aprendizagem de valores, como o respeito, a ética e a responsabilidade pelas próprias escolhas. São temáticas contemporâneas e que representam realidades vivenciadas pelas comunidades escolares dentro do seu cotidiano.”, observa.