Hemoce atende doadores de sangue em feriado de Corpus Christi

30 de maio de 2018 - 14:47 # # #

Natássya Cybelly -Assessoria de Imprensa do Hemoce

Nesta quinta-feira, 31, feriado de Corpus Christ, quem estiver em Fortaleza poderá doar sangue no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede pública do Governo do Ceará. Além da sede do hemocentro, o Posto de Coleta no IJF também atenderá doadores de sangue, em horário especial. No Hemoce, os voluntários poderão doar sangue no horário de 8 às 13h. E para quem só tem disponibilidade à tarde, o Posto de Coleta do Hemoce no IJF atenderá das 13 às 17h30.

“O Hemoce tradicionalmente mantém o atendimento em Fortaleza nos feriados porque muitas pessoas aproveitam a folga para fazer a doação de sangue e todo dia é dia de ajudar a quem mais precisa, já que para a solidariedade não existe feriado”, diz Nágela Lima, coordenadora da captação de doadores do Hemoce. Nos hemocentros regionais nas cidades de Quixadá, Iguatu, Crato, Sobral e Juazeiro no Norte não haverá funcionamento no feriado de Corpus Christi. Na sexta-feira, 1º de junho, o atendimento será retomado normalmente em todas as unidades de Fortaleza e interior do Ceará.

Em média, são necessárias 300 doações de sangue por dia para atender a demanda transfusional de pacientes nas mais de 450 unidades de saúde do Estado. “Por maiores os avanços que existam na ciência, saúde e tecnologia, o sangue ainda é insubstituível e por isso a única maneira de transfundir um paciente é através do sangue doado”, enfatiza Luciana Carlos, diretora-geral do Hemoce.

Para facilitar o acesso, o Hemoce conta com nove pontos fixos de doação no Ceará. Nas unidades, os voluntários podem doar sangue e se cadastrarem como doadores de medula óssea. O Hemoce trabalha ativamente o programa de coleta externa onde todos os dias uma equipe formada por enfermeiros, médico, técnico de enfermagem e assistente social vai ao encontro dos doadores com o serviço móvel. Realizado em parceria com diferentes instituições como empresas privadas, órgãos públicos, igrejas e organizações, a coleta externa pode ser solicitada através de agendamento por e-mail ou telefone.

Em Fortaleza e região metropolitana basta entrar em contato com o setor de captação de doadores pelo telefone (85) 3101-2300 ou e-mail: captacaoahemoce@gmail.com e programar uma data. No interior do Estado, também é possível solicitar a coleta através dos hemocentros regionais.

Seja um doador de sangue

Para ser um doador de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial e original com foto. Os menores de 18 anos precisam apresentar o termo de consentimento, disponível para download no site do Hemoce: www.hemoce.ce.gov.br.

Serviço

Hemoce: Av. José Bastos, 3390, no bairro Rodolfo Teófilo
Posto de coleta no IJF: Rua Barão do Rio Branco, 1816, Centro