Segunda estação do Praia Acessível é inaugurada em Caucaia

30 de maio de 2018 - 17:23 # # #

Nara Gadelha - Assessora de Imprensa das Coordenadorias do Gabinete do Governador

“Eu estou nervoso, mas dizem que há coisas na vida que a gente nunca esquece, como andar de bicicleta e mergulhar no mar. Hoje é um dia feliz para mim”. O jogador de basquete Marcelo Negreiros, de 34 anos, não conseguiu conter a emoção ao reencontrar com o mar depois de quase sete anos, quando sofreu um acidente que o deixou com uma deficiência física. O reencontro com a água salgada só foi possível graças ao projeto Praia Acessível, que teve sua segunda estação inaugurada na manhã de hoje (30) na praia do Cumbuco, município de Caucaia.

Idealizado pelo Governo do Ceará, o projeto promove acessibilidade de idosos, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida às praias. A ação oferece espaço de lazer com esteiras e cadeiras anfíbias que possibilitam o acesso do público ao mar. A primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, destacou a importância do projeto no fortalecimento da interação com a família e a sociedade. “A gente vê aqui crianças e adolescentes que nunca tomaram banho de mar por não ter essa logística e estrutura usufruindo desse momento tão prazeroso. O Governo do Ceará, junto com a Prefeitura de Caucaia, entrega esse espaço, que tem equipamentos e também profissionais capacitados para receber e acolher as pessoas com deficiência. Esteiras, cadeiras anfíbias estão disponíveis para que eles possam ter acesso ao mar, tomar banho, promovendo uma qualidade de vida melhor”.

Naumi Amorim, prefeito de Caucaia, frisou que a segunda estação, fruto da parceria entre o Governo do Ceará e a Prefeitura de Caucaia, contou com o esforço de todos que trabalharam pelo sucesso do projeto . “Temos, aqui no Estado, um grande diferencial em relação às políticas públicas para pessoas com deficiência, que muitas vezes é uma parte da população que fica esquecida. Trabalhar para que essa realidade mude também é nosso trabalho”. Para o presidente do Conselho Estadual de Pessoas com Deficiência, Jacinto Araújo, é preciso destacar o empenho do Governo em proporcionar o acesso igualitário em espaços públicos. “Hoje, damos um segundo passo. Iniciativas como esta mudam a realidade de muita gente. Parte-se do entendimento que o meio precisa estar preparado para receber as pessoas com deficiência e por isso políticas públicas direcionadas a esse público são tão importantes”.

A opinião de Jacinto é reforçada pela titular da Coordenadoria de Políticas Públicas e Pessoas com Deficiência do Ceará, Rebecca Cortez. “O projeto praia acessível veio para oferecer possibilidade de acesso ao mar, do convívio social e lazer para as pessoas com deficiência e idosos , fazendo com que essas pessoas usufruam dessa modalidade de lazer, tenham cidadania e sintam-se acolhidas em um lugar que foi pensado para todos. Creio que o Praia Acessível da estação de Caucaia será um divisor de águas não somente para os caucaienses, mas para toda região metropolitana e turistas que buscam um espaço capacitado e qualificado”.

Fátima Braga, mãe do jovem Lucas Braga, de 16 anos, veio de Fortaleza para levar o filho para conhecer a segunda estação do Praia Acessível. Lucas, que frequenta mensalmente a estação da Praia de Iracema, em Fortaleza, também pode conhecer de perto a estrutura que agora está também em Caucaia. “Ele não quer sair do mar, é até difícil tirá-lo de dentro d’água. Porque a gente fica feliz com a felicidade do filho, né? E a alegria dele está em estar aqui, em poder ser parte disso tudo”, conta Fátima.

Aos 52 anos, Sílvia Helena foi uma das primeiras a entrar no mar do Cumbuco. A ansiedade estava nos pequenos gestos inquietos. “Eu estou aqui que não me aguento. Imagina passar o dia nessa praia linda, nesse mar lindo. É muito significativo representar todas essas pessoas, pois nós sabemos como é gratificante, como é importante estar aqui nessa cadeira e ir rumo ao mar”.

Sobre o Praia Acessível

Voltado também para crianças com deficiência, o Praia Acessível faz parte do Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama. A iniciativa está dentro do pilar Tempo de Brincar, que foca nos benefícios da brincadeira para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças, além do convívio familiar e da socialização com a comunidade.

O local possui tendas, cadeiras de praia, guarda-sóis, estrutura com banheiro acessível, piscinas, frescobol, vôlei adaptado e vagas de estacionamento específicas para o público participante. Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros e profissionais da Prefeitura de Caucaia foram capacitados e atuarão auxiliando os usuários do projeto. O investimento realizado pelo Governo do Ceará, através da STDS, e pela Prefeitura de Caucaia para o funcionamento da estação foi de aproximadamente R$ 1,5 milhão.

A ação, que conta com o apoio do Cumbuco Beach, terá o funcionamento de quarta a domingo, de 9h às 13h. O usuário terá acesso ao mar dependendo da tábua das marés. As informações podem ser consultadas através dos números (85) 3123.4460/3342.5720. Já na alta estação (janeiro, julho e dezembro) funciona diariamente no mesmo horário.

Estação de Fortaleza

Desde o início, em março de 2016, até o mês de maio de 2018, a estação de Fortaleza, no Aterrinho da Praia de Iracema, já realizou o atendimento de mais de 3.250 usuários da iniciativa, que é fruto da parceria do Governo do Ceará, Prefeitura de Fortaleza e Hotel Sonata. O funcionamento é de quarta a domingo, de 9h às 13h. Já na alta estação (janeiro, julho e dezembro) funciona diariamente no mesmo horário.