Na Semana do Meio Ambiente, Cegás inicia distribuição de Gás Natural Renovável para todos os clientes

5 de junho de 2018 - 11:42 # # #

Paulo Mota - Ascom Cegás

Na Semana Nacional do Meio Ambiente, a Companhia de Gás do Ceará (Cegás) iniciou ontem o processo de distribuição de gás natural renovável (GNR) para todos os seus clientes industriais, comerciais, veiculares e residenciais.

A Cegás começou a distribuir GNR no dia 22 de dezembro passado, com exclusividade, para seu cliente Cerbrás. A partir de ontem, estão sendo injetados na rede aproximadamente 70 mil m³ de GNR por dia. Futuramente, a planta será ampliada para produzir até 150 mil m³ de gás diariamente, tornando-se, assim, a maior do país, até o momento, em volume de GNR especificado segundo as regras da Agência Nacional do Petróleo e Biocombustíveis (ANP).

A empresa investiu R$ 22 milhões na construção de uma estação de transferência e de um gasoduto de 23 km que transporta o gás natural produzido no ASMOC (Aterro Sanitário Municipal Oeste de Caucaia), que diariamente recebe cerca de 3 mil toneladas de resíduos sólidos domiciliares. O projeto se adequa à Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada e sancionada em 2010.

A Cegás é a primeira distribuidora brasileira a injetar gás natural renovável na sua rede de gasodutos. A produção de GNR no Estado é fruto de uma parceria entre o Governo do Ceará, Prefeitura de Fortaleza, Cegás e a GNR Fortaleza. O biogás é purificado e convertido em gás natural renovável pela GNR Fortaleza.