População da Regional V recebe mutirão de serviços e investimentos em infraestrutura

6 de junho de 2018 - 10:32 # # # #

Carlos Gibaja - Fotos

Requalificação de praças, implantação de areninhas, mini areninhas, brinquedopraças e equipamentos de ginástica. Esses são alguns benefícios que os bairros da Regional V vão receber através do Programa Juntos por Fortaleza, ação integrada entre Governo do Ceará e Prefeitura, em prol da implantação de melhorias nos espaços públicos. O governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio estiveram na noite desta terça-feira (5) na praça Apolo XI, no Parque Santa Rosa, para a assinatura da ordem de serviço dos benefícios.

“Nossa presença hoje é graças ao projeto Juntos Por Fortaleza. Sentamos para planejar o que era prioridade para a Capital. Fizemos projetos na área da saúde, inauguramos a 12° UPA, estamos ampliando o IJF. Na segurança, vamos dobrar o número de câmeras de vigilância. Estamos trabalhando em escolas novas, só nesta Regional, serão mais duas. Hoje estamos autorizando obras de infraestrutura, que incluem iluminação, recuperação das praças, que terão atividades esportivas, miniareninhas. Além de melhorar a sinalização, asfaltar, um conjunto de ações para deixar a cidade ainda mais bonita para melhorar a vida do povo”, disse Camilo Santana.

Ao todo, onze bairros da Regional V serão beneficiados: Parque Santa Rosa, Conjunto Esperança, Parque Presidente Vargas, Novo Mondubim, Parque São José, Vila Manoel Sátiro, Maraponga, Jardim Cearense, Mondubim, Planalto Ayrton Senna e José Walter.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, destacou a importância da parceria para que esses projetos se tornem realidade. “Começamos essa parceria há cerca de dois anos e meio, somando recursos, permitindo que areninhas, escolas, creches fossem entregues. A gente começou outro projeto chamado Mais Bairros. Focamos em 13 áreas da cidade em que resolvemos concentrar pequenas e médias obras, como calçamento, sinalização, brinquedopraça. Hoje estamos autorizando a reforma de mais praças. Amanhã já começam as obras, aqui vai ficar lindo. Duas areninhas já estão em construção. É um conjunto de obras para dar mais espaços de convivência, mais qualidade de vida para a população”.

O Juntos por Fortaleza também levou ao Parque Santa Rosa mutirão de serviços gratuitos relacionados à Cidadania, com emissão de documentos; cadastro dos programas Microempreendedor Individual, Bolsa Família, Cartão do Idoso, Bilhete Único e Cartão Gratuidade Pessoa com Deficiência; corte de cabelo, manicure, pintura de gesso, distribuição de preservativos, entre outros. Também estão previstas, entre os dias 05 e 20 de junho, melhorias urbanas com ações de limpeza, reforço na iluminação e serviço de recuperação asfáltica.

Quem presenciou a solenidade foi o comerciante Manoel Fonteles da Silva. Com seu tradicional carrinho de pipoca, ele vê com bons olhos a mudança na praça Apolo XI. “Trabalho vendendo pipoca neste ponto há muitos anos. O público aqui é fiel. Com a praça reformada, mais bonita, com academia de ginástica, com certeza as pessoas vão frequentar ainda mais. Isso é bom para todo mundo, inclusive para mim. Sou muito feliz por isso”.

Praças

As três praças que tiveram suas ordens de serviços autorizadas para início das requalificações são: Praça do Quadrado; Praça Sítio Córrego e Praça Apolo XI. Os equipamentos receberão novos projetos paisagísticos, mobiliários urbanos, nova pavimentação, reforço na iluminação, acessibilidade com rampas e piso podotátil. Também serão recuperados meio-fio, alambrados e bancos.

Brinquedopraças e equipamentos de ginástica

Serão instaladas brinquedopraças na Praça Cidade Jardim e na Praça do Sítio Córrego. As Brinquedopraças integram o pilar Tempo de Brincar, do Programa Mais Infância Ceará, do Governo do Ceará, que assegura o direito das crianças ao desenvolvimento de suas capacidades físicas, cognitivas e psicológicas, por meio do direito de brincar. O espaço é cercado e tem área de 230 m², com piso anti-impacto e oito brinquedos, sendo: uma casinha dupla com ponte de playground, uma casinha dupla com ponte de eucalipto, dois escorregadores com balanço triplo, duas gangorras e dois brinquedos em mola.

Junto com as Brinquedopraças serão entregues equipamentos de ginástica de baixo impacto, que são aparelhos de alongamento direcionados, principalmente, à terceira idade e pessoas com deficiência. A academia ao ar livre é ideal para a prática de exercícios físicos e a interação entre os moradores. A ação faz parte do projeto Ceará Acessível e tem a proposta de transformar os espaços públicos em lugares de convivência.

Areninhas e mini areninhas

As Areninhas e Mini Areninhas que integram o pacote de benefícios serão instaladas nos seguintes endereços:

– Areninha – Campo da Curva da Perimetral, Rua Waldir Diogo/ Tv. Silvino. Bairro Novo Mondubim.
– Areninha – Campo do Sítio Córrego, Rua 6/ Rua 10. Bairro Mondubim.
– Mini Areninha – Rua B, próximo à Rua Mangaba. Bairro Mondubim.
– Mini Areninha – Rua Vereadora Zélia Correia de Sousa/ Rua Quartzo. Bairro Mondubim.
– Mini Areninha – Rua Guilherme Rocha/ Rua São Francisco. Bairro Conjunto Esperança.

As areninhas são equipamentos esportivos com gramado sintético, bancos de reserva, alambrados, rede de proteção, vestiários, depósito para materiais esportivos, iluminação, rampa de acesso para cadeirantes, paisagismo e pavimentação. As mini areninhas seguem o mesmo padrão, com grama sintética, iluminação, tela, arquibancada, mas em tamanho society, menor.

 

Ouça

O governador Camilo Santana destacou a gama de ações que serão desenvolvidas.