Ações de cidadania e investimentos em infraestrutura beneficiam população da Regional IV

7 de junho de 2018 - 08:46 # # # # #

Tiago Stille e Carlos Gibaja - Fotos

Em continuidade à iniciativa Juntos Por Fortaleza nos bairros, ação integrada entre Governo do Ceará e Prefeitura, o governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio assinaram na noite desta quarta-feira (6) a ordem de serviço para um pacote de obras na Regional IV. Entre os benefícios estão a requalificação de praças e a implantação de areninhas, mini areninhas, brinquedopraças e equipamentos de ginástica.

O chefe do Executivo destacou que essas obras são importantes para a prevenção da violência. “Há mais de dois anos traçamos o planejamento de ações conjuntas. Estamos aqui para dar ordem de serviço para obras que serão iniciadas imediatamente. Reforma de asfaltos, revitalização de praças, sinalização, academias de ginástica, areninhas. Temos a compreensão que um grande desafio do país é o enfrentamento da violência e investir no combate dela é também priorizar a prevenção, é focar na educação, no esporte. Sou um fã do projeto areninha, tanto que levarei para todos os municípios. E se Deus quiser eu voltarei aqui para inaugurar essas daqui jogando”.

Serão oito bairros da regional IV a receber as melhorias: Vila Peri, Serrinha, Parangaba, Itaoca, Dendê, Itaperi, Vila União e Aeroporto.

Além disso, o Juntos por Fortaleza levou ao Parque Santa Rosa mutirão de serviços gratuitos relacionados à Cidadania, como emissão de documentos; cadastro dos programas Microempreendedor Individual, Bolsa Família, Cartão do Idoso, Bilhete Único e Cartão Gratuidade Pessoa Com Deficiência); serviços de corte de cabelo, manicure, pintura de gesso, distribuição de preservativos, entre outros. Também estão previstas, até 20 de junho, melhorias urbanas com ações de limpeza, reforço na iluminação e serviço de recuperação asfáltica.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, falou do empenho conjunto para garantir a melhoria de vida dos moradores. “Estamos trabalhando juntos em vários projetos nas áreas da educação, habitação, esse projeto se chama Mais Bairros. Essa área que envolve Parangaba, Serrinha, uma parte da Vila Betânia, receberão várias obras de pequeno e médio porte. Juntando os recursos e planejamento do Governo e da Prefeitura, buscamos trazer maior qualidade de vida. Quero registrar a nossa gratidão ao governador Camilo Santana pela parceria, o carinho com a população dos bairros que há tanto tempo esperavam essas obras. Estamos aqui para comemorar a conquista do povo”.

Praças

As três praças que tiveram as ordens de serviços autorizadas para início das requalificações são: Estudante Jucá (bairro Serrinha), 1º de janeiro (Parangaba) e Praça das Nações (Itaperi).

Os equipamentos receberão novos projetos paisagísticos, mobiliários urbanos, nova pavimentação, reforço na iluminação, acessibilidade com rampas e piso podotátil. Nas praças, também serão recuperados meio-fio, alambrados e bancos.

Brinquedopraças e equipamentos de ginástica

Serão instaladas brinquedopraças na Praça Jovem Jesus (Parangaba), Praça da Cruz (Grande Serrinha) e Praça 1º de janeiro (Parangaba).

As Brinquedopraças integram o pilar Tempo de Brincar, do Programa Mais Infância Ceará, do Governo do Ceará, que assegura o direito das crianças ao desenvolvimento de suas capacidades físicas, cognitivas e psicológicas, por meio do direito de brincar.

O espaço é cercado e tem área de 230 m², com piso anti-impacto e oito brinquedos, sendo: uma casinha dupla com ponte de playground, uma casinha dupla com ponte de eucalipto, dois escorregadores com balanço triplo, duas gangorras e dois brinquedos em mola. Junto com as Brinquedopraças serão entregues equipamentos de ginástica de baixo impacto, que são aparelhos de alongamento direcionados, principalmente, à terceira idade e pessoas com deficiência.

Areninhas e mini areninhas

As areninhas e mini areninhas que integram o pacote de benefícios serão instaladas nos seguintes endereços:

– Areninha – Campo do Vila Betânia- Rua Casemiro de Abreu- Parangaba
– Areninha – Campo do Itaoca- Travessa Peru X Rua Álvares Cabral
– Areninha- Campo do Serrinha- Rua Pedro Ramalho- Serrinha
– Mini Areninha – Rua Sol X Rua Mercúrio- Aeroporto
– Mini Areninha – Rua José Vieira X Rua Joaquim Pinto- Vila União.

As areninhas são um espaço público urbanizado, com gramado sintético, bancos de reserva, alambrados, rede de proteção, vestiários, depósito para materiais esportivos, iluminação, rampa de acesso para cadeirantes, paisagismo e pavimentação. As mini areninhas seguem o mesmo padrão, com grama sintética, iluminação, tela, arquibancada, mas em tamanho society, menor.