Caminhos da Cidadania: Projeto Educação Social chega à Escola Professor Edmilson Pinheiro em Maracanaú

7 de junho de 2018 - 17:04 # #

Assessoria de Comunicação da CGE - (85) 3101.3474
comunicacao@cge.ce.gov.br

Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de participar da palestra “Caminhos da Cidadania”

Incentivar os jovens e adultos a exercerem sua cidadania através do controle social. É com a seguinte premissa que a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) leva o Projeto Educação Social as escolas de ensino fundamental e médio do Estado. Na quarta-feira (06), foi a vez dos alunos da Escola de Ensino Médio Professor Edmilson Pinheiro, em Maracanaú, receberem a palestra “Caminhos da Cidadania”.

Para o assessor técnico da Coordenadoria de Fomento ao Controle Social da CGE, Jonathan Lopes, responsável por ministrar a palestra, a iniciativa é uma oportunidade de criar cidadãos mais conscientes. “É muito gratificante e de suma importância que os alunos conheçam e saibam as formas de como se exercer o Controle Social. A interação de cada um deles em temas como ética, cidadania e combate a corrupção, é essencial para que possam participar cada vez mais da gestão pública, conhecendo tanto seus direitos como também os deveres”.

Durante a palestra, que é adaptada para público jovem, os alunos puderam compreender mais sobre as ações do Governo do Ceará no âmbito do controle social, que vem trabalhando fortemente para fomentar a participação da população na gestão pública, e sobre os principais canais de comunicação disponibilizados para dar voz ao cidadão. Ainda como parte das atividades do projeto, os alunos receberam a Cartilha Caminhos da Cidadania, publicação que traz de forma didática conceitos que permeiam o exercício da cidadania.

Saiba mais

O Projeto Educação Social foi lançado em 24 de setembro de 2013, por meio de uma parceria com a Secretaria da Educação do Estado (Seduc), com o objetivo de fomentar a participação social para o fortalecimento da cidadania. Ao todo, de setembro 2013 até março de 2018, o projeto atendeu a 21.616 alunos, em 184 escolas da Rede Pública Estadual de Ensino.