Governo do Ceará investirá R$ 1,8 milhão na modernização da cultura do algodão

7 de junho de 2018 - 11:40 # # #

Assessoria de Imprensa da Seapa - (85) 3241.0561 / 98674.2701

Nesta sexta-feira (08) a Seapa e o Sistema Senar/FAEC assinam o acordo de cooperação técnica que marca o lançamento do Programa de Modernização da Cultura do Algodão

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC) assinam nesta sexta-feira (08), às 09 horas, em Quixeramobim, no Sertão Central, o acordo de cooperação técnica para execução do Programa de Modernização da Cultura do Algodão. A solenidade marca o lançamento do Programa que investirá R$ 1,8 milhão na introdução de novas tecnologias nessa cultura. O secretário Euvaldo Bringel estará presente na solenidade.

Neste ano o Governo do Ceará irá aportar o montante em uma experiência piloto com assistência técnica exclusiva e intensiva. Serão atendidos 600 produtores de Quixadá, Quixeramobim e Senador Pompeu, municípios do Sertão Central que estão envolvidos na Fase I do Programa. “A ideia é que o Governo do Ceará dê todas as condições necessárias para que possamos estimular a alta produtividade do algodão”, reforçou o gestor da Seapa, Euvaldo Bringel.

O Programa terá também a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Sindicato das Indústrias da Extração de Fibras Vegetais e do Descaroçamento do Algodão do Estado do Ceará (Sindialgodão) como parceiros.

Programa de Modernização da Cultura do Algodão

O Programa prevê a capacitação de técnicos e produtores em novas tecnologias de produção de algodão herbáceo; capacitação de técnicos e produtores com foco na gestão de propriedade rural; seleção de áreas e produtores para instalação de Unidades Técnicas Demonstrativas (UTD’s); realização de visitas técnicas e encontros com produtores; estímulo a expansão da áreas plantada; introdução de máquinas colheitadeiras de pequeno porte em substituição à colheita manual e criação da Câmara Setorial do Algodão.

O projeto será executado de acordo com as fases estabelecidas: FASE I, II, III, IV e V. Cada fase contempla a quantidade de produtores e necessidade de semente, às áreas de cultivo e os municípios que forem envolvidos do Programa. Para a FASE II, que deverá ser executada em 2019, está prevista a introdução de mais municípios do Sertão Central – Mombaça, Piquet Carneiro, Solonópole, Dep. Irapuan Pinheiro, Choró Limão e Milhã -; Centro Sul – Iguatu, Acopiara e Quixelô -; e Sertão de Canindé – Boa Viagem.