Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado é tema de oficina participativa no Crato

8 de junho de 2018 - 11:45

Ascom - Secretaria das Cidades

O diagnóstico e elaboração das propostas do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana do Cariri (RMC) foi tema de oficina realizada nesta quarta-feira (06), no Centro de Convenções, no município do Crato. O evento foi realizado pelo Governo do Ceará, através da Secretaria das Cidades, e deu início à participação social na construção do PDUI, em que os cidadãos contribuíram na reflexão sobre os problemas e soluções para a Região Metropolitana do Cariri.

O evento tratou sobre o diagnóstico da RMC com base nas Funções Públicas de Interesse Comum (FPIC), bem como discutiu à respeito das soluções estruturais para os desafios identificados. No encontro, foram avaliadas as questões estratégicas da RMC, uma visão da “Metrópole que Temos” e da “Metrópole que Queremos”, focando aspectos do desenvolvimento sustentável, através de eixos de ações que englobam os temas do meio ambiente, saneamento, recursos hídricos e aspectos da mobilidade urbana.

Na oportunidade, o secretário das Cidades, Paulo Henrique Lustosa, destacou a importância da participação das pessoas para o fortalecimento das discussões. “É muito importante a participação de todos aqueles interessados em contribuir para o desenvolvimento sustentável da Região Metropolitana do Cariri. A oficina tem o objetivo de qualificar as discussões sobre os rumos que a gente quer ter para o nosso estado, para a nossa cidade e a nossa região, e quais são as atribuições e responsabilidade que cada um de nós vai poder fazer nesse processo”.

Após a oficina, as considerações e sugestões discutidas no encontro foram integradas ao diagnóstico técnico, assim como as propostas, respaldando assim, o processo de elaboração das diretrizes e ações prioritárias.

Estavam presentes no evento sociedade civil, gestores municipais, estaduais e federais, vereadores, Instituições de Ensino Superior, entidades empresariais, instituições não-governamentais e movimentos sociais de abrangência regional dos municípios que compõem a Região Metropolitana do Cariri, dentre outros.

PDUI

O Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) contemplará as Regiões Metropolitanas de Fortaleza, Sobral e Cariri, por meio da formação de grupos que irão elaborar o planejamento do desenvolvimento urbano dos municípios até 2021. A medida de criação do plano é exigência do Estatuto da Metrópole (Lei Federal nº 13.089/2015) e tem como objetivo instituir um modelo de governança metropolitano com o envolvimento do poder executivo estadual e municipal, participação da sociedade civil organizada e integração entre diversos setores na formulação e execução de funções públicas de interesse comum.