Através do Porto Iracema, Secult e IDM lançam “Fotopoéticas: Programa de experimentações fotográficas”

11 de junho de 2018 - 16:42 # # # # #

Ascom Porto Iracema

O Programa consiste numa plataforma de criação, formação e exibição, tendo como base a fotografia e sua interseção com as demais áreas de conhecimento

Tendo como eixo conceitual a Fotografia e seus cruzamentos com as demais linguagens artísticas, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e o Instituto Dragão do Mar, através da escola Porto Iracema das Artes, lançam o “Fotopoéticas”, um programa de experimentações e invenções fotográficas. A abertura ao público será amanhã, terça-feira (12), às 19h. O evento é aberto ao público e será uma oportunidade de conhecer a abrangência de formações e criações que o programa pretender realizar. A entrada é totalmente gratuita.

Configurando-se como um espaço aberto às mais diversificadas experiências artísticas, o “Fotopoéticas” vai contemplar cursos, residências, workshops e seminários que compreendam a ligação da fotografia com outras áreas de conhecimento, como a Pintura, a Literatura, o Cinema, a Música e o Teatro. O objetivo é promover, assim, ações pedagogicamente orientadas, fomentando o conhecimento dos participantes para novos conceitos artísticos.

O programa distingue-se por um formato inovador de formação experimental e destina-se a preparar produtos visuais que serão integrados no Festival Internacional de Fotografia, previsto para dezembro de 2018. Este programa integra uma política cultural para a Fotografia no Ceará e representa um impulso de estimulo à criação fotográfica no Estado, visando torná-lo um pólo cultural ainda mais efervescente.

Uma das primeiras ações do programa “Fotopoéticas” é o percurso de Fotopintura Digital, que será ministrado no Porto Iracema, pelo Mestre Júlio dos Santos, um dos maiores profissionais da fotopintura brasileira. A formação permeará o conceito da fotopintura, atualizando-o para a cultura digital, e também trabalhará a prática desse fazer artístico, trazendo referências e elementos para compor uma imagem que dialogue com a cena contemporânea.

O Programa de Fotopoéticas surge como uma plataforma de descoberta, que pretende transformar a região num pólo inovador e criativo, de relevância internacional. A equipe idealizadora é constituída por Ângela Ferreira e Iana Soares.

Sobre a equipe do Fotopoéticas

ÂNGELA FERREIRA (aka, Berlinde) artista, curadora e investigadora portuguesa. É doutorada em comunicação visual e expressão plástica e mestre em fotografia e novas tecnologias. É professora adjunta no Instituto Politécnico do Porto/Portugal e atua no domínio de investigação sobre as formas híbridas da fotografia. É curadora e diretora artística de Festivais de Fotografia na Europa e integra o Conselho de Curadores do Museu da Fotografia de Fortaleza.

IANA SOARES é jornalista e fotógrafa. Mestre em Criação Artística Contemporânea pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona. foi editora do Núcleo de Imagem do O POVO, em Fortaleza. É professora na Travessa da Imagem.

SERVIÇO

O quê: Através do Porto, Secult e IDM lançam “Fotopoéticas: Programa de experimentações fotográficas”

Quando: Próxima terça-feira, dia 12, às 19h

Onde: Sala A5 do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)

GRATUITO