CGE participa de reunião com Banco Mundial em Brasília

15 de junho de 2018 - 11:16 # # # #

Ascom / CGE - comunicacao@cge.ce.gov.br

O objetivo do encontro foi discutir o acompanhamento dos projetos firmados entre o Banco e o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci)

Uma comitiva da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE/CE), formada pelo secretário Flávio Jucá, pelo secretário adjunto, Marconi Lemos, e pelo coordenador de Ações Estratégicas, Marcelo Monteiro, participou, nesta quinta (14) e sexta-feira (15), de uma reunião em Brasília com representantes do Banco Mundial. O objetivo do encontro foi discutir o acompanhamento dos projetos firmados entre o Banco e o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), entidade da qual a CGE/CE é membro gestor.

“Durante esta reunião que aconteceu em Brasília, nós trabalhamos para realizar um nivelamento entre as ações desenvolvidas pelos vários Grupos de Trabalho (GT) do Conaci, que com o apoio do Banco Mundial, estão trabalhando no processo de harmonização dos conceitos e características das competências das atividades de controle interno no país”, destacou o secretário da CGE.

Como parte das atividades desenvolvidas na reunião, foram apresentadas as ações desenvolvidas pelos Grupos Técnicos de Normas Profissionais, de Legislação, do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM), de Treinamento e Certificação e do Seminário de Conscientização e Promoção do Controle Interno, estes dois últimos sob a gerência da CGE.

Durante sua apresentação, onde apontou os resultados obtidos pelo Grupo Técnico de Treinamento e Certificação, o coordenador de Ações Estratégicas da CGE, Marcelo Monteiro, destacou as ações realizadas para qualificar os profissionais atuantes na atividade controle interno nas instituições públicas.

“Desde a sua constituição em agosto de 2016, o GT de Treinamento e Certificação elaborou o formato e realizou sete seminários de gestão de riscos e controle interno como instrumento de governança nos estados. O GT propôs ainda uma grade de treinamento para a formação de gestores e técnicos de controle. As perspectivas são de continuidade dos seminários para os outros 20 estados, as definições de responsabilidades para a formatação dos treinamentos e do modelo de certificação dos Auditores Internos”, destacou.