BPRaio e sistema de videomonitoramento são implantados em São Benedito

17 de junho de 2018 - 08:39 # # # #

Marcos Studart - Fotos

O município da Serra da Ibiapaba é o 27º a ser contemplado com o grupamento e com a ferramenta de segurança

A população de São Benedito, município distante cerca de 330 quilômetros de Fortaleza, comemorou mais um passo na segurança pública. Neste sábado (16), o Governo do Ceará fixou uma equipe do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), além de sistema de videomonitoramento, na cidade. A medida integra ação do Estado de ampliar a segurança nos municípios com população superior a 50 mil habitantes – posteriormente, cidades com mais de 30 mil pessoas também serão contempladas com os investimentos.

A solenidade de implantação do grupamento e do sistema de videomonitoramento foi realizada na praça 25 de Novembro, no Centro. Na ocasião, o governador Camilo Santana calculou que, com os novos 37 agentes de São Benedito, o efetivo do BPRaio chega a 1.837 policiais atuantes no Estado. “E no dia 20 deste mês, o Governo do Ceará está formando mais uma turma da Polícia Civil. São mais 658 policiais civis nas ruas”, afirmou.

Durante o evento, o chefe do Executivo assinou ordem de serviço para a instalação de uma areninha. “Segurança se faz com policiamento, educação, cultura, lazer, e com espaços públicos. Por isso, será implantada, também, uma areninha no município. E não é só o equipamento, há todo um programa, com escolinhas de futebol para todas as idades”, explicou. Além do equipamento de esporte, Camilo Santana antecipou que uma escola de Ensino Profissional também será construída no município para atender os jovens da região.

No município, o 27º grupamento exclusivo para cidades do Interior terá apoio de 16 motos e uma viatura 4×4. O investimento é da ordem de R$ 1,1 milhão. Além disso, 17 câmeras estarão espalhadas para reforçar a segurança. Os equipamentos, agora presentes em 16 cidades cearenses, apresentam tecnologia de leitura de placas de veículos, com giro de 360 graus, além de uma câmera interna na sala de videomonitoramento para dar suporte à fiscalização.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, garantiu que a sensação de segurança dos moradores da Serra da Ibiapaba será melhorada com a atuação do efetivo do BPRaio. “Vocês vão notar que a segurança vai mudar. Por onde esse reforço tem passado há mais tranquilidade”, disse. E acrescentou: “É mais um grande investimento na segurança pública. A gente, da SSPDS, sabemos que vocês estavam precisando. Com o sistema de videomonitoramento, São Benedito vai se conectar a outras 42 cidades cearenses”. A conexão é feita por meio do Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia), que reúne diversas instâncias de segurança do Ceará.

Presente no evento, o prefeito de São Benedito, Gadyel Gonçalves, enfatizou que o policiamento na cidade vai “trazer dias melhores para a população. “Hoje, graças ao Governo do Ceará, estamos entregando um dos equipamentos mais importantes de segurança pública no Estado, que é o BPRaio. Em nome dos moradores, minhas palavras são de gratidão. A frota vai fazer diferença aqui”, pontuou.

Mais segurança

A representante de vendas Islana Moraes avalia a chegada do patrulhamento como uma “grande melhoria”. A jovem de 21 anos relata que a população mudou a rotina com a sensação de insegurança nas ruas da cidade. “Não pode passar uma pessoa que a gente não conhece que já ficamos com medo. Dez horas (da noite) você não encontra mais ninguém na rua. Com a vinda deles (policiais), a expectativa é que melhore”, projetou.

Videomonitoramento

A ação prevê a instalação, inicialmente, de cerca de 700 câmeras em todo Estado, espalhadas pelas 38 cidades com população acima de 50 mil habitantes do Ceará (primeira fase). O investimento total por ano na disposição das câmeras e operação do serviço é da ordem de R$ 20 milhões. Na segunda etapa, municípios com população superior a 30 mil habitantes também terão o sistema.

 

Ouça

O governador Camilo Santana enalteceu o trabalho que o Estado vem realizando para combater a criminalidade.

Durante o evento, o chefe do Executivo assinou ordem de serviço para a instalação de uma areninha e antecipou que uma escola de Ensino Profissional também será construída no município para atender os jovens da região. Para ele, ações do tipo também ajudam a minimizar a violência.