Secretaria lança aplicativo SPD Aqui Tem Ajuda

18 de junho de 2018 - 11:26

Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) - comunicacao@spd.ce.gov.br


A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) aprimora o acesso a informações sobre serviços disponibilizados no Ceará para a prevenção e tratamento ao uso abusivo de álcool e outras drogas, além de dados relevantes sobre a temática. Para tanto, acaba de lançar o aplicativo “SPD Aqui tem Ajuda”. A ideia é proporcionar maior visibilidade e aproximar ainda mais a Secretaria do público em geral e viabilizar a obtenção imediata de informes úteis na palma da mão, através do telefone celular.

Desenvolvida pela Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) da SPD, a ferramenta proporciona o acesso a uma gama de informações, com destaque para a lista com endereço e telefones atualizados das instituições que compõem a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) em todos os 184 municípios cearenses. Assim, basta baixar o aplicativo no celular para encontrar os contatos para auxílio no município cearense desejado.

“O aplicativo também apresenta os eixos de atuação da SPD, bem como programas e projetos desenvolvidos pela pasta”, destaca o secretário Especial de Políticas sobre Drogas, Will Almeida. O gestor afirma, ainda, que a opção pelo app se deu pela facilidade de acesso que, hoje, as pessoas possuem por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. A nova ferramenta pode ser baixada, inicialmente, via Google Play (para celulares com sistema operacional Android).

Confirma a lista completa de informações disponibilizadas no aplicativo “SPD Aqui Tem Ajuda”:

1. Atribuições da SPD;
2. Eixos de atuação da Secretaria (Prevenção, Reinserção Social e Profissional e
Acolhimento / Cuidado);
3. Conselho Interinstitucional de Políticas Públicas sobre Drogas (Cipod);
4. Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas (Compods);
5. Grupos de ajuda;
6. Legislação sobre a temática das drogas;
7. Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) em todo o Ceará;
8. SPD na web.

Para ter acesso ao aplicativo, é necessário acessar, através do celular smartphone, a loja virtual. Para celulares com sistema operacional Androide (ex. Samsung, LG, Motorola, etc, acesse a Google Play. O acesso ao aplicativo por parte de celulares com sistema operacional IOS, via Apple Store, está sendo agilizado.