Oito hospitais do Ceará participam de programa de segurança do paciente

19 de junho de 2018 - 17:17 # # #

Ascom - Sesa

Após período de avaliação iniciado em 11 de junho e realizado por representantes do Hospital do Coração, de São Paulo, oito hospitais do Ceará firmaram, na Secretaria da Saúde do Ceará, Termo de Adesão ao Projeto Colaborativo “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”. O projeto foi lançado no ano passado pelo Ministério da Saúde e os Hospitais de Excelência para orientar profissionais de 120 hospitais públicos de todo o país quanto às melhores práticas para o cuidado da segurança do paciente nos hospitais do SUS. A ação visa reduzir em 50% as infecções relacionadas à assistência à saúde no país, entre elas, infecção da corrente sanguínea associada ao uso de Cateter Venoso Central (CVC); pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV); e a infecção do trato urinário (ITU). Com o novo projeto em execução, pretende-se evitar cerca de 8.500 acidentes adversos seguidos de morte por ano nas UTIs dos hospitais participantes.

“Isso propicia que essas interações entre os hospitais ocorra; a nível de Estado vai facilitar bastante e fazer com que exista um destaque. Foi uma proposta que a gente trouxe à Secretaria da Saúde do Ceará para que se crie um ambiente de muita troca e interação entre os hospitais, para que eles cresçam juntos e possam disseminar para o estado todo e que o Estado seja o piloto para disseminar para outras regiões do Brasil”, ressaltou Andrea Gushken, coordenadora do Projeto Colaborativo.

Cinco hospitais cearenses participantes do projeto integram a rede pública do Governo do Ceará: Hospital Geral de Fortaleza, Hospital Geral Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, Hospital Geral Dr. César Cals, Hospital Dr.Waldemar de Alcântara, em Fortaleza, e Hospital Regional do Norte, em Sobral. O projeto faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), em parceria com o Institute for Healthcare Improvement (IHI). Participarão também o Hospital Universitário Walter Cantídio e Maternidade Escola Assis Chateaubriand, do Governo Federal, e o Instituto Dr. José Frota, da Prefeitura de Fortaleza.

O Projeto Colaborativo “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil” terá duração de três anos, até 2020, nos 120 hospitais selecionados pelo Ministério da Saúde. Essas unidades serão divididas em grupos coordenados pelos seis Hospitais de Excelência: Hospital Alemão Osvaldo Cruz (SP); Hospital Beneficência Portuguesa (SP); Hospital do Coração (SP); Hospital Israelita Albert Einstein (SP); Hospital Sírio Libanês (SP) e o Hospital Moinhos de Vento (RS). O investimento total do projeto será de R$ 17 milhões em isenção fiscal. A medida prevê uma redução de R$ 1,2 bilhão de gastos com tempo de permanência do paciente nos leitos e com a utilização de insumos.

Segurança do paciente

Em 2013, o Ministério da Saúde lançou o Programa Nacional de Segurança do Paciente com o objetivo de prevenir e reduzir a incidência de eventos adversos – incidentes que resultam em danos ao paciente, como quedas, administração incorreta de medicamentos e erros em procedimentos cirúrgicos nos serviços públicos e privados. Entre as principais ações do programa está a implantação de uma gestão de risco e os núcleos de segurança do paciente nos estabelecimentos, além de envolver pacientes e familiares nas ações e fomentar a inclusão do tema no ensino técnico, graduação e pós-graduação de saúde. O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), possibilita que as entidades de saúde de referência participem do desenvolvimento do SUS, transferindo tecnologias de gestão e de atenção úteis para serem adaptadas pela rede pública, além de desenvolverem pesquisas de interesse do sistema.