Aberta a IV Semana Estadual de Políticas sobre Drogas

20 de junho de 2018 - 14:59 # #

Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) - comunicacao@spd.ce.gov.br

SPD coordenará ações com foco na prevenção

Com o tema “Juventude, Família, Comunidade: um caminho para a prevenção”, foi aberta na manhã desta terça-feira, 19, a IV Semana Estadual de Políticas sobre Drogas. A solenidade foi realizada na sede da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) e incluiu, ainda, exposição de trabalhos de beneficiários de programas e projetos efetivados pela pasta.

Na ocasião, o secretário Will Almeida destacou o tema da Semana Estadual, em 2018, que está em consonância com o principal eixo de atuação da Secretaria: a prevenção às drogas. “O objetivo é chamar a atenção da população cearense para as consequências do uso de álcool e outras drogas lícitas e ilícitas”, disse, lembrando que os programas de prevenção efetivados pela SPD alcançam jovens, famílias e comunidades que convivem com a problemática das drogas.

Will Almeida aproveitou para destacar que a superação dos desafios do consumo de drogas tem recebido atenção especial por parte do governo do estado. “O Ceará é o único estado brasileiro que conta com uma secretaria para tratar, especificamente, dessa temática. Contudo, é fundamental a participação da sociedade na construção de soluções”, enfatizou, mencionando resultados significativos na mobilização individual e comunitária.

A SPD preparou vasta programação para marcar a passagem da Semana Estadual de Políticas sobre Drogas. Estão previstas ações informativas em universidades e shoppings de Fortaleza, blitzes educativas, atividades artístico-culturais, palestra e sessão solene.

Na manhã desta quarta-feira, 20, a SPD estará com profissionais e sua unidade móvel no Shopping Benfica. O objetivo é a oferta de esclarecimentos e orientações à população sobre as drogas e seus efeitos, além de ressaltar a importância de comportamentos saudáveis. Na final da tarde, a pasta promoverá blitz educativa sobre prevenção às drogas na Avenida Beira-mar.

A programação da IV Semana Estadual de Políticas sobre Drogas será concluída na terça-feira, 26, Dia Internacional da Luta contra o Abuso e o Tráfico de Drogas, com a realizada de sessão solene alusiva à data na Assembleia Legislativa, numa iniciativa da deputada estadual Mirian Sobreira. Na ocasião, serão prestadas homenagens a personalidades cearenses que se destacam no âmbito da prevenção às drogas. O evento será realizado a partir das 15 horas, no plenário da Casa.