Pacote de investimentos chega aos bairros da Regional IV

21 de junho de 2018 - 09:02 # # # # #

Carlos Gibaja - Fotos / Governo do Ceará

Nesta quarta-feira (20), foi a vez da Regional IV receber o pacote de investimentos do projeto Juntos por Fortaleza, ação integrada entre Governo do Ceará e Prefeitura. O governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio estiveram durante a noite na Praça Mauá, no bairro Panamericano, onde assinaram a ordem de serviço para obras de mobilidade urbana do programa Sinalize, a requalificação de três praças, além da implantação de três Brinquedopraças e uma Areninha.

“Resolvemos planejar ouvindo a população para saber as prioridades. Eu e o prefeito Roberto Cláudio nos sentamos e criamos o Juntos Por Fortaleza. Estamos desenvolvendo projetos em diversas áreas, como educação, saúde e segurança. Estamos aqui hoje visando à melhoria das áreas urbanas. É importante investir na prevenção da violência. Os bairros da Regional IV ganharão Areninha com grama sintética de qualidade, praças serão reformadas, vão ter parquinhos, academia de ginástica, Brinquedopraças para que as crianças possam brincar. Um conjunto de ações que inclui também iluminação, sinalização, pavimentação asfáltica. Essa é uma conquista de vocês e vamos ao trabalho”, disse o chefe do Executivo.

Ao todo, 11 bairros da Regional IV serão beneficiados: José Bonifácio, Fátima, Benfica, Parreão, Jardim América, Damas, Bom Futuro, Montese, Couto Fernandes, Panamericano, Demócrito Rocha.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, frisou que essas ações estão sendo desenvolvidas graças ao trabalho integrado no Juntos Por Fortaleza. “Estamos aqui para anunciar um conjunto de ações, obras de pequeno e médio porte. Eu e o governador dividimos a Capital em 12 áreas e passamos a planejar juntos, dividindo esforços. Com união, parceria, somamos os recursos. Isso permite vir aqui anunciar a reforma dessas praças, a instalação de Brinquedopraças, de Areninha e uma conjunto de ruas que serão devidamente sinalizadas. Assim ajudamos a celebrar o espírito comunitário e a prevenir a violência”.

A partir desta data e nos quinze dias subsequentes, o Juntos Por Fortaleza promoverá nos bairros da Regional IV ações concentradas de limpeza, iluminação, além de outros serviços como vacinação, corte de cabelo, manicure, pintura de gesso e emissão de documentos como RG, Bilhete Único, Bolsa Família, Cartão do Idoso e Cartão Gratuidade Pessoa Com Deficiência.

Durante a visita à praça Mauá, governador e prefeito conversaram com os atletas amadores de basquete que ali se concentram para treinar. Os gestores ensaiaram alguns arremessos e ouviram agradecimentos. “Sabemos que no Brasil o futebol tem um espaço maior, mas estar aqui recebendo as autoridades é um sinal de valorização. Fazemos aqui um apelo para que esse espaço seja mantido e, se possível, reformado. Desde já agradecemos pela atenção”, disse o jogador Alisson, que teve o pedido da melhoria do espaço prontamente atendido pelo governador, que recebeu em mãos o projeto da equipe.

Praças

As três praças que tiveram suas ordens de serviços autorizadas para início das requalificações foram: Marupiara (Demócrito Rocha), Ubiratan Costa (Montese) e Antônio Mendes (Jardim América).

Brinquedopraça

O Programa Juntos por Fortaleza nos Bairros vai instalar brinquedopraças nas praças Mauá (Panamericano), Gentilândia (Benfica) e Frei Galvão (Jardim América).

As Brinquedopraças integram o pilar Tempo de Brincar, do Programa Mais Infância Ceará, do Governo do Ceará, que assegura o direito das crianças ao desenvolvimento de suas capacidades físicas, cognitivas e psicológicas, por meio do direito de brincar.

O espaço é cercado e tem área de 230 m², com piso anti-impacto e oito brinquedos, sendo: uma casinha dupla com ponte de playground, uma casinha dupla com ponte de eucalipto, dois escorregadores com balanço triplo, duas gangorras e dois brinquedos em mola. Junto com as Brinquedopraças serão entregues equipamentos de ginástica de baixo impacto, que são aparelhos de alongamento direcionados, principalmente, à terceira idade e pessoas com deficiência.

Areninha

A miniareninha que integra o pacote de benefícios será instalada no seguinte endereço: Rua Paraná com Travessa Paraná, bairro Panamericano.

Sinalize

O Sinalize vai investir cerca de R$ 120 milhões para beneficiar a área urbana dos 184 municípios cearenses, com sinalização de trânsito e requalificação viária, que inclui implementação de ciclovias e calçadas.

O programa é executado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), vinculado à Secretaria das Cidades, em parceria com as prefeituras municipais, que devem intensificar as ações de segurança no trânsito, efetivando as responsabilidades inerentes aos municípios, estabelecidas pela Política Nacional de Trânsito.

 

Ouça

O governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio estiveram durante a noite na Praça Mauá, no bairro Panamericano, onde assinaram a ordem de serviço para obras de mobilidade urbana do programa Sinalize, a requalificação de três praças, além da implantação de três Brinquedopraças e uma Areninha. A iniciativa é uma ação conjunta do Governo do Ceará com a Prefeitura de Fortaleza.