Novas equipes do BPRaio reforçam policiamento em nove bairros de Fortaleza

22 de junho de 2018 - 13:14 # # # # #

Carlos Gibaja e Tiago Stille - Fotos

Mais 101 policiais militares formados na “Doutrina Raio” passam a servir o maior batalhão de policiamento especializado na Capital. A partir desta quinta-feira (21), mais nove bairros contarão com o reforço policial do efetivo do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) para atuar no combate ao crime. O governador Camilo Santana marcou presença na solenidade, realizada no Conjunto José Walter, do início das atividades.

“Com essa turma, já são 1.975 homens atuando no BPRaio do Ceará. Tomei a decisão de dobrar o efetivo em Fortaleza e levar para todas as cidades com mais de 50 mil habitantes. Já são quase 700 homens só na Capital. Aqui estamos entregando 56 motos motos mil cilindradas. O Raio é equipado com o que há de mais sofisticado. Os bandidos temem o Raio. Estou ampliando para quase 500 novas câmeras de segurança em Fortaleza. Somos o primeiro Estado do País a instalar esse tipo de tecnologia. Em cada empreendimento do Minha Casa, Minha Vida vamos implantar uma base fixa da polícia. Não vamos descansar um minuto para garantir tranquilidade para o povo do Ceará”, disse Camilo Santana.

Moradores do bairros Conjunto José Walter, Planalto Ayrton Senna, Mondubim, Conjunto Esperança, Canindezinho, Siqueira, Parque Presidente Vargas, Parque Santa Rosa e Bom Jardim serão beneficiados com a atuação das 12 novas equipes do BPRaio na Capital, com apoio de 56 motocicletas e duas viaturas.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, explicou que a dinâmica da Doutrina Raio garante maior efetividade no combate ao crime. “Hoje continuamos a etapa de duplicação do efetivo do BPRaio em Fortaleza. Com a facilidade da locomoção com motos, treinamento pesado, eles botam os bandidos pra correr. Esse novo batalhão vai ficar no entorno do José Walter e recentemente instalamos uma base fixa no Residencial Cidade Jardim. Recebam bem esses policiais e peço a participação da população, pois é fundamental que participem para combatermos a criminalidade”.

O aposentado Antônio Chaves de Lima, conhecido como o “cover de Jerry Adriani”, já é figura carimbada nos eventos de segurança do Governo do Ceará. “Eu costumo de declarar um amigo da Polícia Militar do Ceará. Admiro muito o trabalho feito por eles, que se esforçam para proteger o nosso povo. Sou muito grato ao Governo por trazer o Raio para perto de nós”.

A segunda fase da ampliação do BPRaio em Fortaleza, iniciada nesta quinta (21), no José Walter, prevê ainda mais 101 policiais para realizar o patrulhamento e atender ocorrências com agilidade, reforçando a segurança para toda a capital cearense, totalizando 202 agentes de segurança. Até o final da expansão, serão quase 800 policiais militares de serviço no Batalhão, somente na Capital.

Na primeira fase da ampliação, foram instaladas equipes nos bairros Vila Velha, Messejana e Parangaba, em outubro e novembro do ano passado, com outros 104 policiais militares reforçando a Capital, com apoio de 54 motocicletas e três viaturas.

Interiorização do BPRaio

O reforço do BPRaio no Interior do Estado também está em sua segunda fase. A primeira fase da ampliação do batalhão especializado fora da Capital foi concluída, após a regionalização que instalou nove bases em cidades-polo do Interior (Juazeiro do Norte, Sobral, Russas, Quixadá, Iguatu, Itapipoca, Crateús, Tauá e Canindé). Na segunda etapa, 19 municípios do Interior com população acima de 50 mil habitantes já contam com o policiamento ostensivo e ostensivo nas ruas: Aracati, Acaraú, Aquiraz, Beberibe, Camocim, Cascavel, Caucaia, Crato, Eusébio, Granja, Horizonte, Icó, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Mombaça, Morada Nova, Quixeramobim e São Benedito. No Interior, o efetivo do BPRaio já alcança quase 1.300 agentes ativos.

A população de mais 13 municípios com população acima de 50 mil habitantes ainda terão a presença do batalhão especializado na cidade. O governador Camilo Santana anunciou uma terceira fase do projeto que prevê a presença desse policiamento especializado, dessa vez, nas cidades com população entre 30 e 50 mil moradores.

 

 

Ouça

O governador Camilo Santana falou dos investimentos para a ampliação do BPRaio em todo o Ceará.