Requalificação e instalação de equipamentos em bairros da Regional VI vão estimular ocupação de espaços públicos

22 de junho de 2018 - 13:33 # # # #

Davi Pinheiro - Fotos

 

Parceria entre Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza anuncia implantação de areninhas, mini areninhas, brinquedopraças e reforma em praças em cerca de 15 bairros

A requalificação de praças e a implantação de areninhas, mini areninhas, brinquedopraças, além de instalação de equipamentos de ginástica ao ar livre, darão mais movimento à rotina dos moradores da Regional VI, na capital cearense. É que o Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza, por meio do programa Juntos Por Fortaleza, anunciaram pacote de investimentos nesta quinta-feira (22) para a região. A solenidade foi realizada em praça pública no bairro Curió.

As intervenções contemplam bairros como Passaré, Jangurussu, Curió, Conjunto Palmeiras, Messejana, Guajerú, Lagoa Redonda, Paupina, São Bento, Coaçu, Parque Dois Irmãos, entre outros. É a segunda vez, somente neste mês, que a parceria estadual e municipal beneficia a área. Outras regionais também receberam anúncios de obras nos últimos meses.

No evento, o governador Camilo Santana reforçou o papel da ocupação dos espaços públicos como movimento de combate à criminalidade. “Há dois caminhos de enfrentar a violência: a do fortalecimento da segurança e a da prevenção. Esta última representa educação, esporte, infraestrutura urbana, que é o que estamos fazendo aqui”, afirmou.

De acordo com o prefeito Roberto Cláudio, as obras são físicas, mas de grande impacto social. “A gente resolveu dividir as seis regionais da cidade em duas, somando 12 áreas. Hoje, estamos lançando um conjunto de ações para 15 bairros, um pedaço da regional VI”, explicou o gestor. O presidente do Congresso Nacional, Eunício Oliveira, também esteve presente no evento.

Mais cidadania

Além das intervenções, a parceria do Juntos por Fortaleza realizará na região serviços gratuitos como emissão de documentos (RG e CPF), além de cadastro nos programas Microempreendedor Individual, Bolsa Família, Cartão do Idoso, Bilhete Único e Cartão Gratuidade Pessoa Com Deficiência. Ações de prevenção na área da saúde, como vacinação, distribuição de preservativos e aferição de pressão também serão direcionadas para a área. Até este sábado (23), serviços de limpeza, iluminação pública e recuperação asfáltica darão continuidade à melhoria nos bairros.

Ocupação pela paz

Os moradores do Curió ocuparam a praça onde a solenidade foi realizada. E Ana Lídia Lemos, de 35 anos, aproveitou a oportunidade para levar João Pedro, de 7 anos, um dos seus dois filhos, para brincar no entorno de onde, em breve, será um novo largo. Pertinho da casa onde a dona de casa vive há três anos, depois de se mudar do bairro Vila Velha para ficar mais próxima da mãe, que há 20 anos tem uma rotina no bairro, Ana Lídia visualiza mais melhorias pra a localidade. “Eles (João Pedro e Mateus, de 18 anos) gostam muito de andar de skate. Com praças novas pelo bairro, vai ficar mais movimentado, iluminado, com mais espaço. E isso vai afastar mais a violência”, analisou. “Eu gosto muito desse bairro, me sinto bem. E vai ser bom (após instalação dos equipamentos) porque vai dar mais oportunidade para crianças, jovens e adultos”, certificou-se.

Intervenções anunciadas

* Praça do Jardim Sumaré – Rua Desembargador Otacílio Peixoto/ Rua João Batista Rios. Bairro Passaré.

* Praça do Conjunto Bandeirantes – Rua D/ Rua H/ Rua B. Bairro Messejana.* Praça do Tamandaré – Av. Castelo de Castro/ Rua Gergelim. Bairro Jangurussu.

* Praça do Conjunto Palmeiras Avenida Valparaíso (em frente ao campo). Bairro Conjunto Palmeiras

* Praça Conjunto Alto Alegre – Av. Contorno Sul/ Rua 12. Bairro São Bento.

* Praça no Curió 1 – Rua Dr. Fernando Hugo / Rua Moroni Big Torgan / Rua Mires Pires Marinho / Rua Eduardo Campos. Bairro Curió

* Praça no Curió 2 – Rua Isabel Ferreira/ Rua José Euclides Gomes/ Rua Demontier Quental/ Rua Jorge Amado. Bairro Curió

* Brinquedopraça – Praça Farias Brito, Rua 9/ Rua 5/ Rua 4. Bairro Passaré.

* Brinquedopraça – Praça Paulo Benevides, Rua Aveledo/ Rua Angélica Gurgel/ Rua Guarujá/ Rua Luís Carlos Lopes Ribeiro. Bairro Messejana.

* Brinquedopraça – Praça Sítio São João, Rua Verde 41/ Rua Verde 5, Rua Verde 7. Bairro Jangurussu.

* Brinquedopraça – Praça Maria Tomázia, endereço a confirmar. Bairro Conjunto Palmeiras.

* Brinquedopraça – Praça Alameda das Palmeiras, Rua Palmeira dos Índios. Bairro Pedras.

* Brinquedopraça –Praça do Conjunto Guajerú, Rua Socorro Gomes. Bairro Guajerú.

* Areninha – Edilmar Norões, Rua L/ Rua G. Bairro Parque Dois Irmãos

* Areninha – Campo do alto Alegre, Rua 7/ Av. Contorno Sul. Bairro São Bento.

* Areninha – Campo do Santa Rosa, Rua Jorge, altura do nº 1365. Bairro Coaçu.

* Areninha – Campo do Curió, Av. Prof. José Arthur de Carvalho/ Av. Aurino Colares. Bairro Lagoa Redonda

* Mini Areninha – Rua Domingos Alves Ribeiro/ Tv Lions Clube. Bairro Jangurussu.

* Mini Areninha – Estrada do Guajerú/ Rua Socorro Gomes. Bairro Guajerú

* Mini Areninha – Rua Vinte e Cinco de Dezembro. Bairro Paupina.

* Mini Areninha – Rua 503/ Rua 501/ Av. Jornalista Thomas Coelho. Bairro Jangurussu