Cariri: Brejo Santo recebe BPRaio e sistema de videomonitoramento

23 de junho de 2018 - 09:37 # # # # #

Nivea Uchôa - Fotos

Brejo Santo, na Região do Cariri, foi a 19ª cidade cearense com população acima de 50 mil habitantes a receber uma equipe do BPRaio (Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas) e Sistema de Videomonitamento do Governo do Ceará. A solenidade aconteceu nesta sexta-feira (22), no Centro da cidade, com a presença do governador Camilo Santana, do secretário de Segurança Pública, André Costa, do comandante da Polícia Militar, Cel. Ronaldo Viana, do Cel. Márcio Oliveira, comandante do BPRaio; da prefeita de Brejo Santo, Tereza Landim, e de várias autoridades da região.

No equipamento, o Governo do Ceará investiu cerca de R$ 1,1 milhão em equipamentos e treinamento dos 37 policiais militares, que irão compor o BPRaio de Brejo Santo. No Sistema de Videomonitoramento são 15 câmeras com giro de 360 graus espalhadas por vários pontos da cidade que irão dar mais segurança às ruas e avenidas, bem como trazer mais tranquilidade para a população.

“Somente no meu governo já foram convocados mais de 9 mil policiais entre militares, civis, bombeiros e peritos. Somente no BPRaio, são 2.212 PMs. Esse equipamento de videomonitoramento é coisa de primeiro mundo, altamente tecnológico, capaz de identificar veículos roubados ou flagrar ações criminosas, facilitando o trabalho preventivo e ostensivo dos nossos policiais”, disse o governador Camilo Santana.

Para a professora Tereza Cabral, 49, o equipamento e o BRaio chegam em boa hora, pois Brejo Santo é uma cidade quase na divisa de Pernambuco. “Aqui é uma região, onde existe muito furto de motos e carros devido sua aproximação com Pernambuco e a Paraíba. Agora com essas câmeras e os policiais do BPRaio, teremos mais sensação de segurança. Sem dúvida um grande benefício que o o governador Camilo traz para nossa Brejo Santo”, explicou a professora.

O Governo do Ceará prevê investimento total na ordem de R$ 20 milhões por ano para as cerca de 700 câmeras dispostas por 38 municípios cearenses contemplados.

O BPRaio de Brejo Santo terá 37 policiais treinados especificamente para ações de combate ao crime com de 16 motos de 1.000 cilindradas e uma viatura 4×4.

 

Ouça

O governador Camilo Santana destacou os bons resultados da segurança pública no Ceará nos municípios que receberam o Batalhão do Raio e o Sistema de Videomonitoramento.