Cinco bairros são beneficiados com a 8ª Uniseg de Fortaleza

28 de junho de 2018 - 10:56 # # # # # #

Carlos Gibaja e Marcos Studart - Fotos

Mais cinco bairros foram beneficiados com investimentos na segurança pública em Fortaleza. O Governo do Ceará instalou, na manhã desta quinta-feira (28), a oitava Unidade Integrada de Segurança (Uniseg) da Capital. O equipamento será responsável pela intensificação dos serviços de policiamento ostensivo e comunitário para os moradores de Jardim das Oliveiras (sede da nova Uniseg), Cidade dos Funcionários, Cajazeiras, Aerolândia e Alto da Balança.

A cerimônia de inauguração da unidade foi realizada na Praça da Igreja da Glória, na Cidade dos Funcionários, com a presença do governador Camilo Santana, de lideranças políticas locais e de autoridades policiais.

O chefe do Executivo destacou que, com a ação, o efetivo de PMs dobrará e o número de viaturas vai triplicar na região. “O objetivo desta iniciativa é prevenir e dar respostas rápidas aos crimes que acontecerem. A ideia das Unisegs é exatamente integrar ainda mais as Forças de Segurança, no trabalho de Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, aumentar o efetivo e as estruturas, e também integrar o trabalho policial com o papel social, tendo mais contato com a comunidade diariamente. Assim acreditamos que estamos avançando para garantir mais segurança para a população cearense”, disse Camilo.

Estrutura

A Uniseg é composta por uma Delegacia de Polícia Civil plantonista e uma Companhia da Polícia Militar exclusiva. Para aprimorar o serviço ofertado à população, o efetivo de policiamento militar dobrou, as viaturas empregadas nas unidades triplicaram e as instalações foram reformadas e modernizadas.

Os cinco bairros contarão com 233 policiais militares e 21 veículos – incluindo uma base móvel. A polícia realizará uma série de ações específicas junto às comunidades, como trabalho de conscientização nas escolas, mediação de conflitos, combate a violência contra mulheres, visitas às residências. Os projetos Proerd e Lutando pela Paz serão parceiros da Uniseg.

Tranquilidade

A vendedora Roberta Santiago, 34, é moradora da Cidade dos Funcionários e defende que a população merece ocupar os espaços públicos, como a Praça da Igreja da Glória, a uma quadra de distância da casa dela. E para isso, garante, é fundamental que os cidadãos sintam-se seguros ao andar pelas ruas.

“Eu acho muito bom contar com esse investimento aqui no bairro e lugares vizinhos, porque a gente fica mais tranquila, sem aquele medo de assaltos, furtos, atos criminosos que possam vir a ocorrer. A presença da polícia perto da comunidade traz a sensação de mais paz e vai ajudar muito a diminuir a violência”, contou a fortalezense.

Reforma

A Delegacia de Polícia Civil (13º DP) passa por reformas para o atendimento da região. Haverá aumento no quadro com a chegada de mais um escrivão e três inspetores. A unidade tem seis delegados, 11 escrivães e duas viaturas.

Outras Unisegs

Além dos bairros contemplados nesta quinta-feira, Vicente Pinzon, Meireles, Conjunto Ceará, Bom Jardim, Messejana, Pici e Antonio Bezerra já possuem unidades integradas. No Interior, Sobral e Juazeiro têm Unisegs implantadas.

 

Ouça

O governador Camilo Santana destacou que, com a ação, o efetivo de PMs dobrará e o número de viaturas vai triplicar na região. Segundo ele, o objetivo é prevenir ações criminosas e dar respostas rápidas em ações de segurança pública.

Segundo o governador Camilo Santana, mais cinco Unisegs devem ser implantadas no Ceará até o final da próxima semana.