Governo beneficia população do Crato com sistema de videomonitoramento

29 de junho de 2018 - 11:43 # # # # #

A vice-governadora Izolda Cela inaugurou, nesta quinta-feira (28), o sistema de videomonitoramento da cidade do Crato, no Cariri. Já beneficiado com as equipes exclusivas do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), o município está integrado, agora, ao sistema de câmeras da segurança pública.

Estiveram presentes no evento o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, o vice-prefeito do município, André Barreto, o secretário chefe de gabinete da Vice-Governadoria, Fernando Oliveira, o secretário adjunto da Casa Civil, Quintino Vieira, vereadores e secretários municipais.

Representando o governador Camilo Santana, a vice-governadora Izolda Cela comandou a cerimônia de instalação do sistema de câmeras de videomonitoramento. “O governador tem empreendido muitos esforços, em diversas frentes, para nós sermos capazes de enfrentar esse desafio tão complexo que é o problema da violência. Esse desafio que ultrapassa as fronteiras do Estado e do país, exige muito de todos e cada um deve fazer a parte que lhe cabe. Hoje, no Crato, foi uma destas ações, dentro de um conjunto amplo para melhorar as condições de prevenção de crime e delitos, que o sistema de videomonitoramento. É um recurso aprovado por aquelas cidades que já têm a violência sob controle, pois usam fartamente esse recurso e isso vem para melhorar, trazer mais segurança, para desencorajar a prática de delito de ambientes da cidade e a expectativa é que possa ser expandido, com parceria, contemplando a cidade e garantindo uma boa prevenção”, destacou a vice-governadora Izolda Cela.

O Crato é a 23ª cidade com população acima de 50 mil habitantes a contar com o sistema de videomonitoramento integrado. Serão 17 câmeras dispostas pela cidade – entre as com giro 360 graus, as com tecnologia para ler placas de veículos, além de uma câmera interna na sala de videomonitoramento. O investimento total do Governo do Ceará na disposição das câmeras e operação do serviço é da ordem de R$ 20 milhões por ano para as cerca de 700 câmeras dispostas por 38 municípios cearenses contemplados.

De acordo com prefeito do município, Zé Ailton Brasil, com a implantação das câmeras, o Governo do Ceará atende o desejo da população. “Hoje o Crato recebe um grande presente que são as câmeras de segurança. Nós estamos contribuindo, para que os cidadãos tenham mais segurança, que hoje é uma das maiores reclamações do povo, que possam andar nas ruas com mais facilidade e segurança. É isso que o Governo do Estado, em convênio com a prefeitura, está ofertando a cada cidadão cratense”, diz Zé Ailton.

Educação como forma de prevenção

Esse sistema de monitoramento é de grande importância e vem auxiliar a segurança pública. Temos um município que não é tão violento, mas os índices são crescentes. E como a vice-governadora colocou, nós temos que investir na educação como forma de prevenção, para assim reverter a situação da segurança. Sabemos que é um problema nacional, mas com a educação podemos melhorar cada vez mais as ações de prevenção e o monitoramento chega também para agregar essas ações”, destaca a servidora pública Karine Feitosa.

Municípios beneficiados

Os municípios contemplados com o sistema de videomonitoramento são: Maracanaú, Maranguape, Eusébio, Acaraú, Crato, Caucaia, Aracati, Morada Nova, Quixadá, Itapajé, Limoeiro do Norte, Quixeramobim, Baturité, Russas, Iguatu, Juazeiro do Norte, Barbalha, Icó, Aquiraz, Beberibe, Cascavel, Horizonte, Pacajus, Pacatuba, Itapipoca, Sobral, Camocim, Canindé, Granja, São Benedito, Viçosa do Ceará, Tianguá, Trairi, Crateús, Acopiara, Boa Viagem, São Gonçalo do Amarante e Tauá.