Escola de Gastronomia vai promover inclusão social e impulsionar economia no Vicente Pinzon

30 de junho de 2018 - 10:05 # # # # #

Carlos Gibaja e Thiara Nogueira - Fotos

Oferecer capacitação e formação em panificação e confeitaria, gerando empregos, fortalecendo as políticas públicas para jovens que vivem em comunidades vulneráveis, prevenindo a violência e qualificando ainda mais a rica culinária cearense. Esse é o objetivo da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, doada pelo Grupo M. Dias Branco ao Governo do Ceará, que funcionará no bairro Vicente Pinzon. O governador Camilo Santana participou da festa de inauguração do equipamento na noite desta sexta-feira (29), que oferece mais de cinco mil vagas para toda a população do Ceará.

“Quero agradecer por esse presente que vai transformar vidas de Fortaleza e todo o Ceará. Não tenho dúvida que vamos exportar chefs para o mundo todo. Que lugar bonito! Estive aqui duas vezes durante as obras e achei impressionante a vista. Quero parabenizar os arquitetos e operários que tocaram a obra, agradecer ao secretário chefe do Gabinete do Governador, Élcio Batista, que idealizou o projeto. Recentemente inauguramos a urbanização do novo Morro Santa Terezinha. O objetivo é atrair para essa área um grande polo gastronômico. Vamos construir cidadania, vamos fazer dessa escola uma referência para o país em inclusão social, em qualificação de mão de obra”, disse o chefe do Executivo.

A inauguração teve toda a festa que a comunidade merece, com a participação dos artistas locais, como grupo de flautas Acordarte; Gustavo dos Teclados; o rapper Erivan Produtos do Morro e o grupo de hip hop Castelo de Rima. Cozinheiros do bairro, como Solange Almeida do Ponto da Muqueca; Maria Vilani Rodrigues, do Restaurante Vilani; e Alfredo Louzada de Souza Filho, o Alfredo Rei da Peixada; foram homenageados. Fechando a noite, atrações de nível nacional brindaram a solenidade: a sambista carioca Mart’nália e a banda de forró Painel de Controle.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, destacou o grande potencial da região. “Aqui está sendo erguida uma preciosidade, um ícone arquitetônico, um equipamento com grande sinergia com o que acontece aqui pelo Mucuripe. Há uma energia empreendedora na área da Gastronomia. Não tenho dúvida que cumprirá um papel urbanístico e social na cidade. Serão milhares de jovens que terão oportunidade de ter uma formação com os melhores professores para cozinhar para aqui e para o mundo. Tenho muita esperança que daqui um ano esse entorno vai estar todo transformado através das mãos, do talento desses jovens”.

O vice-presidente de Investimentos e Controladoria do Grupo M.Dias Branco, Geraldo Luciano de Mattos Júnior, ressaltou o empenho daqueles que trabalharam pela implantação da Escola. “Só tenho a agradecer pela oportunidade que nos foi dada por estar neste momento entregando este equipamento. Em especial ao secretário chefe do Gabinete do Governador, Élcio Batista, pois foi ele quem colocou o primeiro e mais importante tijolo, sem tirar a importância de todos os outros envolvidos. A gente acredita em desenvolvimento econômico dessa forma, vendo Governo e iniciativa privada atuando juntos para buscarmos soluções para dias melhores. Desde que o projeto foi apresentado ao Sr.Ivens Dias Branco ele adorou a ideia e é uma pena que ele não esteja hoje aqui para a entrega. Além de uma escola de Gastronomia, é importante que essa seja uma escola de oportunidades”.

Participando da solenidade, o chef Luciano Ferreira, presidente da Associação dos Chefs de Cozinha do Ceará, falou sobre as inúmeras oportunidades que o equipamento vai abrir. “Estamos iniciando um processo de melhoria na Gastronomia cearense. Mediante um projeto como esse, em que sabemos que tem muita gente com potencial no mercado que não foram identificadas, elas possam se projetar. Hoje o Ceará tem 25% do PIB direcionado ao turismo e a comida tem uma grande participação nisso. A gente, como cozinheiro, fica muito feliz em estar num projeto como esse, em dar oportunidade a pessoas menos favorecidas, podendo se formar e municiar o mercado com seus talentos. Então estou orgulhoso por esse mecanismo que vai render ótimos frutos”.

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco ficará sob a gestão da Secretaria da Cultura do Estado (Secult) e do Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Estiveram também presentes na solenidade a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela; o secretário chefe do Gabinete do Governador, Élcio Batista; a Primeira Dama do Estado, Onélia Leite Santana; o secretário da Cultura, Fabiano Santos Piúba; o presidente do Instituto Dragão do Mar, Paulo Linhares; entre outras autoridades.

A Escola

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco tem o objetivo de contribuir para melhorar os índices de renda e empregabilidade dos jovens de 18 a 29 anos que buscam qualificação profissional na comunidade. A Escola vai abranger os bairros do Castelo Encantado, Mucuripe, Serviluz, Conjunto Santa Terezinha, Praia do Futuro, Cais do Porto, Papicu, Dunas e Entorno da Regional II, dentre outros. Serão ofertados cursos nas áreas de panificação, confeitaria e auxiliar de cozinha que irão possibilitar oportunidades de empregos em restaurantes, supermercados, bares e hotéis.