São Miguel e Curió recebem territórios do Ceará Pacífico

30 de junho de 2018 - 16:19 # # # # # #

O São Miguel/Curió é o quarto território de Fortaleza a receber o Pacto por um Ceará Pacífico. Na manhã deste sábado (30), aconteceu o I Seminário Territorial da localidade, na escola municipal João Saraiva Leão. Além do poder público, a iniciativa contou com os membros da comunidade, e serviu para discutir as principais necessidades da região.

“O Ceará Pacífico é uma ação que visa reduzir a violência a partir de um trabalho social de prevenção e também de segurança. É importante hoje a presença de estudantes, professores, moradores e lideranças comunitárias para que, juntos, possamos fazer uma gestão compartilhada”, disse a secretária executiva da Vice-Governadoria e coordenadora dos Territórios Ceará Pacífico em Fortaleza, Carla da Escóssia.

Matriz de Prioridades

Na ocasião, a comunidade foi dividida em três eixos de atuação: prevenção e oportunidades para a juventude; desenvolvimento urbano e qualidade de vida; e cultura de paz e mediação de conflitos. O intuito foi elencar as maiores necessidades de cada segmento para a construção de uma matriz de prioridades do Ceará Pacífico no São Miguel/Curió.

Entre os tópicos da matriz estão: construção de uma Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS); melhoria da pavimentação, saneamento básico e iluminação pública; além da geração de emprego e renda para a juventude da comunidade.

“O Ceará Pacífico é muito mais do que uma ação de segurança pública. É um movimento que reúne vários segmentos como educação, saúde, infraestrutura e desenvolvimento social. Queremos, por meio de iniciativas, prevenir os nossos jovens contra situações de vulnerabilidade”, disse o chefe de gabinete da Vice-Governadoria, Fernando Oliveira.

Welington Gomes, 23, é articulador e trabalha com projetos sociais na região. “O Ceará Pacífico é algo que vem mudando a realidade do nosso Estado. O que acho bacana nesse pacto é que ele atua não só para a juventude, mas também para os adultos e idosos. Vai ajudar bastante a impulsionar a nossa região”, comemorou.

Casa Napaz

O São Miguel/Curió conta com o Núcleo de Ação Pela Paz, popularmente chamado de Casa Napaz. O objetivo do equipamento é articular ações e programações que atendam aos objetivos do Pacto no território. Nesse sentido, torna-se um instrumento para envolvimento de técnicos e profissionais das políticas públicas locais, jovens, coletivos e outros grupos locais com atuação local.

A estrutura do Ceará Pacífico fica localizada na rua Euclides Ferreira Gomes, esquina com rua Lucimar de Oliveira, no bairro Curió.

Pacto Por Um Ceará Pacífico

Com o objetivo de construir uma cultura de paz em todo o território cearense, o Pacto opera a partir de políticas públicas interinstitucionais de prevenção social e segurança pública. A meta é a melhoria do contexto urbano, por meio de ações que possibilitem o monitoramento e a avaliação contínua da sociedade, criando as condições de acolhimento das populações mais vulneráveis e o enfrentamento da violência. O Ceará Pacífico também tem como territórios as localidades do Vicente Pinzon, Bom Jardim, Genibaú, além de atuar em áreas nos municípios de Juazeiro do Norte e Sobral.