Arraiá dos doadores de sangue acontece nesta quarta, no Hemoce

3 de julho de 2018 - 12:35 # # # #

Assessoria de Imprensa do Hemoce - imprensahemoce@gmail.com

Os festejos juninos vão animar os doadores de sangue nesta quarta-feira (4), a partir das 9h, no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, Hemoce, da rede pública do Governo do Ceará. O arraiá da solidariedade terá apresentação de quadrilha, forró pé de serra e comidas típicas.

A tradicional festa junina do Hemoce vai contar com a apresentação da Quadrilha Chama da Fogueira. Mais de 30 crianças entre 6 e 16 anos de idade irão animar o público com as coreografia juninas. Será realizada ainda uma quadrilha improvisada com os candidatos à doação de sangue. “Nosso objetivo é levar alegria e animação para sensibilizar as pessoas para esse gesto tão nobre que é doar. Cada um fazendo a sua parte podemos aumentar o número de doações e ajudar muitas pessoas”, disse Marcos Teixeira presidente da Quadrilha Chama da Fogueira.

Além da apresentação, serão montadas barracas com comidas típicas nordestinas e a música ficará por conta da banda de forró Cacimba de Aluá que promete fazer o público dançar ao som da zabumba, triângulo e sanfona. A festa será na entrada do hemocentro na Av. José Bastos.

A programação faz parte da campanha do Hemoce, lançada no Dia Mundial do Doador, para sensibilizar a população durante os meses de junho e julho, período da Copa do Mundo e das férias escolares. “É uma época para a gente relembrar que, mesmo com tantas atividades acontecendo, a doação de sangue precisa ser realizada regularmente porque sempre tem alguém que está à espera do gesto de solidariedade e trazer essa animação dos festejos juninos descontrai o ambiente e tranquiliza aqueles que ainda têm medo da agulha”, disse Nágela Lima, coordenadora da captação de doadores do Hemoce.

O Hemoce atende a demanda transfusional de mais de 450 unidades de saúde do Ceará fornecendo sangue e hemocomponentes para hospitais, clínicas e policlínicas do Estado. As doações podem ser realizadas em Fortaleza e nos hemocentros nas cidades de Quixadá, Iguatu, Sobral, Crato e Juazeiro do Norte. Cada bolsa de sangue pode beneficiar até quatro pessoas diferentes, já que o sangue, após doado, é dividido em diferentes componentes como: hemácias, plaquetas, plasma e outros.

Doe Sangue, Doe Vida

Para ser um doador de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50kg, ter entre 16 a 69 anos de idade e apresentar um documento oficial e original com foto. Atenção: os menores de 18 anos precisam apresentar o termo de consentimento para menores de 18 anos, disponível para download no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br).