ESP/CE celebra 25 anos de fundação com inauguração de nova estrutura

3 de julho de 2018 - 12:38 # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da Escola de Saúde Pública do Ceará - (85) 3101.1412

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), órgão vinculado à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, comemora nesta quarta-feira, 4, os seus 25 anos de existência. Ao longo da manhã, a instituição realizará uma série de atividades em celebração ao seu Jubileu de Prata e contará com a presença de autoridades estaduais e locais, profissionais da saúde e toda a população cearense, para juntos celebrarmos este importante momento da saúde pública de nosso Estado.

O evento terá início às 7h30, na sede da ESP/CE, com o hasteamento do Pavilhão Nacional sob o acompanhamento da Banda de Música da Polícia Militar. O momento será seguido do descerramento das placas de inauguração do prédio da Escola e do Auditório, que foi renomeado em homenagem à Professora Maria José dos Santos Ferreira Gomes. O auditório foi totalmente reformado, com nova iluminação e sistema de som, e está preparado para receber um público de aproximadamente 300 pessoas. Como parte da programação, teremos um café da manhã para os convidados, entrega dos álbuns de lançamento do Selo de 25 anos da ESP/CE, apresentação da Camerata de Violões do Liceu do Conjunto Ceará e lançamento do livro ‘A administração Pública em Debate’. O evento contará com a presença de autoridades da área da saúde, do Governo do Estado, Prefeituras, Instituições Paceiras e convidados.

A solenidade é um marco relevante na história da saúde pública do Estado por oferecer ao povo cearense uma estrutura de ensino totalmente revitalizada e moderna, com recursos tecnológicos aprimorados e melhoria dos espaços físicos e da rede lógica. A reforma teve início em março de 2017 e contou com o apoio e parceria do Ministério da Saúde e do Governo do Estado do Ceará.

Nessa nova etapa da sua história, a ESP/CE passa a contar com novas salas de aulas, auditório e miniauditórios totalmente reformados e ampliados, uma recepção mais funcional e adequada para receber o cidadão, novas instalações hidráulicas, elétricas e do cabeamento para internet, nova sinalização e pintura dos seus ambientes internos e externos, além de espaços de convivência mais agradáveis e acolhedores, como os jardins e a Praça da Escola.

A cerimônia oficializará também a Assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre a ESP/CE e a Prefeitura do Crato, que passará a contar com um núcleo para o desenvolvimento de cursos e capacitações nas modalidades de Educação Profissional para nível médio e superior na área da saúde. A ação é uma parceria interinstitucional entre a Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps) e a Diretoria de Pós-Graduação em Saúde (Dipsa) da Escola de Saúde Pública do Ceará e a Prefeitura do Crato.

Histórico

Instituição de ensino superior reconhecida pelo Conselho de Educação do Ceará, a ESP/CE foi criada em 22 de julho de 1993 sob a forma de uma autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (SESA). Ela nasceu do sonho de operacionalizar a política de educação permanente em saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) no Ceará.

Desde o início das suas atividades, a ESP/CE teve o desafio de compor e acompanhar uma complexa rede de formação, em parceria com universidades, escolas e cursos profissionalizantes, e hoje, 25 anos depois, essa atuação se amplia e se solidifica em municípios por todo o Ceará.

Sua oferta de cursos, de nível técnico e especializações, tem capacitado milhares de profissionais e trabalhadores de saúde do Ceará, a maioria deles do interior do Estado. Dessa forma, o Ceará ganhou uma Escola voltada para educação continuada dos profissionais de saúde, com capacidade estrutural e técnica para a realização de cursos de atualização, capacitação e aperfeiçoamento de recursos humanos para o SUS e, também, para a pesquisa e produção de conhecimentos científicos na área da saúde pública.

Nesse momento de celebração dos seus 25 anos, a ESP/CE atua como um importante centro de excelência e disseminação do conhecimento em um cenário de amplos desafios do sistema de saúde brasileiro. Ao longo de sua trajetória, construiu mecanismos para um novo espaço na educação, na gestão e na atenção à saúde.

E solidamente segue atuando junto à população cearense em um processo contínuo de desenvolvimento sustentável, visando a construção de uma história embasada em valores que funcionem como pilares de transparência, confiança, responsabilidade e compromisso social inovação. No inequívoco cumprimento da sua nobre missão de habilitar trabalhadores para as crescentes demandas do SUS.

Serviço

Celebração dos 25 anos da ESP/CE e Reinauguração da sua Sede

Local: Escola de Saúde Pública do Ceará – Avenida Antônio Justa, 3161, Meireles

Horário: 7h30min