Vice-governadora e primeira-dama do Ceará participam da assinatura da ordem de serviço em visita a obra da Praça Mais Infância de Sobral

3 de julho de 2018 - 17:50 # #

Thiara Nogueira - Fotos

A Praça Mais Infância faz parte do Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama do Estado, Onélia Santana. O Governo do Ceará já entregou as praças de Viçosa do Ceará, Acaraú e São Benedito. Pentecoste será contemplada com a praça nesta terça-feira

Sobral vai receber nos próximos meses uma Praça Mais Infância, ação do Programa Mais Infância Ceará, do Governo do Ceará. A vice-governadora Izolda Cela, a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana; o prefeito de Sobral, Ivo Gomes; o titular da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Francisco Ibiapina, e o superintendente do Departamento de Arquitetura e Engenharia do Estado do Ceará (DAE), Silvio Campos, participaram nesta terça-feira (3) da assinatura da Ordem de Serviço do equipamento e visitaram a obra.

Para a vice-governadora Izolda Cela, a parceria entre o Governo do Ceará e as prefeituras tem garantido muitas ações em diversas áreas nos municípios cearenses. “Estamos formalizando o início dessa praça Mais Infância, que é uma obra muito importante, e que o governador Camilo Santana tem feito um esforço para garantir essas praças em muitos municípios do Ceará e que o governador tem se esforçado para marcar a presença aqui em Sobral, cooperando com diversas ações importantes como estradas, praças, infraestrutura e obras importantes com uma parceria em diversas áreas e isso só é possível pela ação do prefeito Ivo Gomes, pois para isso a prefeitura tem de ter crédito e competência, para poder entrar com a contrapartida”, destacou Izolda Cela.

A área total da praça é de 2.574,36 m² e é composta por quadra poliesportiva, pista de skate, playground, academia ao ar livre, espirobol, bicicletário, área para picnic e pergolado e ainda bloco de apoio com banheiros acessíveis, fraldário, administração e depósito. “Viemos fazer a visita a obra da Praça Mais Infância de Sobral, um espaço de lazer para crianças, jovens, terceira idade, para a família inteira brincar, se divertir, com foco no fortalecimento de vínculos das famílias”, ressaltou Onélia.

A praça será construída por meio do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III) com o investimento total de aproximadamente R$ 1 milhão, sendo 80% financiado pelo Governo do Ceará através do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e 20% do município, que também cede o terreno. A ação faz parte do Programa Mais Infância Ceará. O prefeito Ivo Gomes destacou a importância para a cidade. “Esta praça é para todas as idades, mas ele tem o foco na primeira infância. Ela foi carinhosamente idealizado para oferecer para a criançada de 0 a 6 anos espaços lúdicos, onde eles possam se divertir, porque criança precisa brincar, de carinho, de afeto. É isso que criança de 0 a 6 anos precisa. E ela vai servir de referência para eventuais outras praças que a gente possa fazer na cidade também.

A dona de casa Sandra Lena Costa é moradora do Residencial Nova Caiçara, local onde a praça será construída, e mãe de duas crianças na primeira infância. “É maravilhoso, porque as nossas crianças precisam de um lazer. Tendo opção aqui fica melhor pra gente levar as nossas crianças para se divertirem. Os meus filhos vão se divertir mais e interagir mais com a população, com todo mundo, porque aqui mora muita gente boa”.

Municípios contemplados

Além de Sobral, São Benedito, Viçosa do Ceará e Acaraú estão previstas mais 27 Praças Mais Infância. Os municípios definidos para receber as praças são: Amontada, Acopiara, Aquiraz, Boa Viagem, Camocim, Canindé, Cascavel, Caucaia, Crateús, Crato, Fortaleza, Granja, Icó, Iguatu, Itapipoca, Itarema, Juazeiro do Norte, Mauriti, Maracanaú, Maranguape, Pacatuba, Quixadá, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Tauá, Tianguá e Trairi. Pentecoste será contemplada com a praça nesta terça-feira.