Corpo de Bombeiros investe em tecnologia para dar celeridade e eficiência à emissão de certificados

10 de outubro de 2018 - 16:40 # # #

Assessoria de Comunicação da SSPDS
Fone: (85) 3101 6517/6519
ascom@sspds.ce.gov.br
Ronaldo Gusmão - Fotos

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) apresentou, nesta quarta-feira (10), dois projetos inovadores que trarão celeridade na obtenção do Certificado de Conformidade, documento exigido em lei para que as edificações obedeçam as exigências de segurança contra incêndio e pânico: o sistema de recertificação online e o aplicativo de vistorias técnicas. A solenidade contou com a presença do secretário da Segurança Pública, André Costa, do comandante geral do Corpo de Bombeiros do Estado, Coronel Heraldo Pacheco Maia, e de bombeiros militares lotados na Coordenadoria de Atividades Técnicas (CAT).

O intuito da recertificação online é evitar que o solicitante se desloque ao Corpo de Bombeiros para dar entrada no processo de vistoria visando à renovação do certificado de conformidade. Hoje, basta preencher um formulário e esperar uma mensagem de confirmação de cadastro com informações auxiliares por e-mail. A documentação exigida deverá ser apresentada apenas no ato da vistoria da edificação.

Já no que tange às vistorias técnicas, os 85 vistoriantes da Coordenadoria de Atividades Técnicas (CAT) receberam tablets para, por meio de um aplicativo desenvolvido por bombeiros militares, avaliar se a edificação apresenta todos os itens de segurança previstos em lei, de acordo com a área construída e o risco nela existente. De imediato, será emitido o Certificado de Conformidade (caso aprovada) ou o Laudo de Irregularidade (se reprovada). Desta forma, além de reduzir o consumo de papel, o relatório é feito na hora e o solicitante pode recebê-lo digitalmente, através de e-mail ou pelo site www.cat.cb.ce.gov.br . Vale ressaltar que Ceará é o terceiro estado brasileiro a implementar este serviço, sendo os pioneiros São Paulo e Minas Gerais.

Presente ao evento, o secretário da SSPDS, André Costa, ressaltou a importância de se investir em tecnologia e inteligência para otimizar as ações de segurança pública no Estado. “Além de reduzir o tempo do processo de obtenção do Certificado de Conformidade, esta nova ferramenta traz mais segurança inclusive contra fraudes, já que o documento vem com um QR Code”.

O coordenador de Atividades Técnicas do CBMCE, coronel Eduardo Holanda, falou também da eficiência do setor. “Antigamente, era comum um processo demorar até seis meses para ser analisado. Embora nossa demanda tenha aumentado com o passar dos anos, atualmente, temos um tempo médio de oito dias de resposta ao cidadão, mesmo a lei nos assegurando um prazo de 30 dias. Implantamos aqui a máxima de que precisamos oferecer ao cidadão um serviço público de qualidade, principalmente quando se trata da proteção de vidas e patrimônios.”

Sobre a Coordenadoria de Atividades Técnicas

A CAT é o setor responsável pela segurança contra incêndio e pânico das edificações. Entre análises de projetos e realização de vistorias técnicas nos imóveis, somam-se mais de 32 mil atendimentos ao público no ano de 2017, sendo fundamental na premissa de que a prevenção é o melhor combate.

 

Ouça

O intuito da recertificação online é evitar que o solicitante se desloque ao Corpo de Bombeiros para dar entrada no processo de vistoria visando à renovação do certificado de conformidade, como destaca o secretário da Segurança Pública, André Costa.

Para o secretário André Costa, a iniciativa foi possível graças à parceria com a Universidade Federal, que também está apoiando os estudantes da instituição que está atuando na SSPDS.

O secretário André Costa ressalta ainda como os investimentos em ciência e tecnologia estão contribuindo para garantir a segurança no Ceará.