Projeto da Escola Ronaldo Caminha fica novamente entre os vencedores do Prêmio Respostas para o Amanhã 2018

11 de outubro de 2018 - 15:33 # #

Assessoria de Imprensa da Seduc - (85) 3101.3972

Alunos e professores da Escola de Ensino Médio Ronaldo Caminha, em Cascavel, Região Metropolitana de Fortaleza, ao lado de mais duas escolas brasileiras, são campeões nacionais, do Prêmio Samsung Respostas Para o Amanhã 2018. Os professores e alunos dos projetos Vencedores Nacionais serão contemplados com uma viagem de Intercâmbio Científico Cultural, no período de 23 a 26 de outubro deste ano, em São Paulo. No ano passado, a escola obteve a mesma colocação com o projeto SOS Casa.

Em 2018, a experiência foi a única iniciativa cearense premiada entre mais de 1.100 projetos de todo o país, com destaque nos quesitos criatividade e inovação, alinhamento com os princípios de sustentabilidade, interação escola-comunidade e relevância científica, tecnológica e social. O trabalho foi orientado pelos professores Jôseline Maria, Celiane Silva e Juciano Teixeira com a participação de alunos das turmas das três séries do Ensino Médio, ofertado pela unidade de ensino.

O projeto consiste em um bioestimulador de baixo custo para a agricultura familiar para contribuir com a melhoria da produção local. Para isso, os estudantes investigaram a utilização do Carrapicho (Cenchrus echinatus) e do Pinhão-roxo (Jatropha gossypiifolia), plantas abundantes na região. O produto ecológico foi testado na aceleração da germinação de sementes de feijão-de-corda, melancia e jerimum, as culturas mais produzidas nas comunidades do entorno da EEM Ronaldo Caminha Barbosa.

Após validação dos resultados em laboratório, os estudantes mobilizaram agricultores e a comunidade, replicando as técnicas de fabricação e aplicação do bioestimulador para o melhoramento das sementes usadas nas plantações, gerando impactos sociais e contribuindo com a agricultura sustentável.

Denominado “Reflexologia Experimental de Cenchrus echinatus e Jatropha gossypiifolia no desenvolvimento de culturas-alvo da agricultura familiar”, o projeto conseguiu se firmar entre os 25 vencedores regionais do Prêmio Samsung Respostas Para o Amanhã 2018. Depois dessa etapa, ficou entre os melhores na fase nacional.

Sobre o Prêmio

O Prêmio Respostas para o Amanhã tem abrangência nacional. Trata-se de uma iniciativa da Samsung, com coordenação geral do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. O objetivo é estimular e difundir projetos desenvolvidos por alunos do Ensino Médio que estudam em escolas públicas.

A premiação estimula alunos e professores de escolas públicas a utilizarem conceitos das Ciências da Natureza e da Matemática para encontrar soluções para problemas reais das comunidades onde as unidades de ensino estão instaladas.