SPD apoiará Ministério da Saúde em pesquisa sobre programas de prevenção às drogas em Fortaleza

17 de outubro de 2018 - 15:28 # # #

Asccom - SPD

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) apoiará o Ministério da Saúde na realização de pesquisa sobre os programas de prevenção ao uso de drogas Jogo Elos e #Tamojunto a ser realizada no decorrer de 2019, em Fortaleza. Ambos os programas passaram, recentemente, por adaptações.

Uma reunião para a apresentação das etapas e outros detalhes da pesquisa e sua implementação a técnicos da SPD e de instituições da Saúde e Educação do Estado e do município de Fortaleza, bem como da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (CPDrogas) da Capital foi realizada na manhã da terça-feira, 16, no auditório da SPD. O encontro contou com a presença das técnicas da Coordenação de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do MS, Mariana Russo Damasceno e Flora Lorenzo.

A nova versão do Jogo Elos será desenvolvida em sete escolas da rede pública municipal, alcançando quatro turmas por estabelecimento de ensino. A versão atualizada do #Tamojunto atingirá entre 10 e 14 escolas, contemplando três turmas por estabelecimento. Concluída esta fase, a pesquisa será implementada.

O objetivo do estudo, que também será realizado em São Paulo-SP e Brasília-DF, é verificar a efetividade dos programas de prevenção junto ao público-alvo, ou sejam, crianças de seis a 10 anos matriculadas no ensino fundamental (Jogo Elos) e adolescentes matriculados no 8º ano do ensino fundamental II (#Tamojunto).

A partir do resultado da pesquisa, os programas poderão passar por novas adaptações e, posteriormente, serem expandidos.