Brinquedopraça de Iracema inicia série de entregas na região do Vale do Jaguaribe

18 de outubro de 2018 - 10:56 # # #

Thiago Sampaio - Repórter
Ariel Gomes - Foto

Em comemoração ao mês das crianças, a meninada do município de Iracema, na região do Vale do Jaguaribe, teve uma tarde de muita brincadeira e atividades lúdicas nesta quarta-feira (17), durante a inauguração da brinquedopraça da cidade. A solenidade contou com a presença da primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, idealizadora do Programa Mais Infância Ceará. Esse foi o primeiro equipamento de cinco que serão entregues nos próximos dias na região.

“Nós já entregamos 46 brinquedopraças, amanhã vamos fazer a entrega em mais dois municípios e, na sexta, em mais dois. É um investimento alto pois o governador Camilo Santana e a vice-governadora Izolda Cela sabem do potencial dos nossos jovens, sabem que investir nas crianças é investir no futuro da nossa nação. A criança brincando está se desenvolvendo. É importante ela brincar, interagir com outras pessoas. Como mãe de duas crianças que adoram brincar, sei bem dessa necessidade. Estamos trabalhando incansavelmente para que cada ser humano, adulto ou criança, tenha uma qualidade de vida melhor”, disse Onélia Santana.

Prestigiando a inauguração, Diego Cabó e a esposa Fanny Moraes levaram o filho, o pequeno Pedro. Ele elogiou a novidade. “Nossa cidade é pequena, tem poucas opções de lazer, e ter um equipamento desse, bem feito, com excelente acabamento, a criança pode brincar com segurança. É um espaço onde que ela vai poder vir todo dia, interagir com outras crianças, abrange os menores como meu filho, que tem um ano, até os maiores. Então, é fundamental e torcemos para que Iracema receba novas iniciativas como essa”.

Dando continuidade à agenda de entregas de brinquedopraças no Vale do Jaguaribe, nesta quinta-feira (18), Russas e Jaguaruana também receberão equipamentos e, na sexta-feira (19), será a vez de Jaguaribara e Alto Santo. Os recursos, na ordem de R$ 180 mil, são provenientes do Governo do Ceará e a contrapartida do município é manter a praça em bom estado de uso e conservação.

A secretária executiva do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Luciene Rolim, falou da importância desse olhar para os jovens. “Esse é um programa muito grande que engloba não tem só praças, mas também creches, Cras. A primeira-dama não só é a idealizadora mas tem sido uma grande professora para todos nós. A STDS também estará aqui através de cursos de idiomas, areninhas e o Creas vai estar chegando em breve para atender pessoas que estão com direitos violados. A brinquedopraça é um espaço para brincar, um direito de nossas crianças, e esse direito está sendo reconhecido através do Mais Infância Ceará”.

A brinquedopraça, espaço voltado para crianças de dois a doze anos, integra o pilar Tempo de Brincar do Programa Mais Infância Ceará, que assegura o direito das crianças ao desenvolvimento de suas capacidades físicas, cognitivas e psicológicas através do ato de brincar, reforçando o convívio familiar e comunitário.

O espaço é cercado, com área de aproximadamente de 250m², piso anti-impacto e oito brinquedos: casinha dupla com ponte de playground, casinha dupla com ponte de eucalipto, dois escorregadores com balanço triplo, duas gangorras e dois brinquedos em mola.

Brinquedopraças pelo Ceará

Até o momento, o Governo do Ceará já realizou, com esta, a entrega de 47 equipamentos nos municípios de Aracati, Araripe, Banabuiú, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Chorozinho, Coreaú, Crato, Fortaleza, Granjeiro, Guaramiranga, Ibiapina, Iracema, Ibicuitinga, Independência, Ipueiras, Irauçuba, Itaitinga, Itatira, Jaguaribe, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Jucás, Missão Velha, Milagres, Mombaça, Morrinhos, Nova Olinda, Nova Russas, Ocara, Orós, Paraipaba, Porteiras, Quixadá, Reriutaba, Santana do Cariri, Tamboril, Tarrafas, Ubajara, Várzea Alegre, duas em Redenção e duas em Baturité.

O Programa Mais Infância Ceará tem como foco a promoção do desenvolvimento infantil, estruturando-se em três pilares: Tempo de Crescer, Tempo de Brincar e Tempo de Aprender. Com a compreensão de que o desenvolvimento infantil requer abordagem integral e integrada, o Tempo de Crescer visa a construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários através de serviços e formações que contemplem profissionais, pais e cuidadores.

O Tempo de Brincar foca nos benefícios da brincadeira para o desenvolvimento infantil, além de intensificar a socialização e a integração à cultura de sua comunidade. O intuito é construir e revitalizar espaços públicos que garantam o direito da criança ao brinquedo e à brincadeira. Já o Tempo de Aprender entende a escola como direito de todos, buscando atender a meta de universalizar a oferta de pré-escola e ampliar a oferta de creches.

Ouça:

Onélia Santana sabe da importância de espaços como esse para as crianças e, por isso, destacou os investimentos que o Governo do Ceará vem promovendo para levar equipamentos deste porte a todas as regiões do Estado.

Prestigiando a inauguração, Diego Cabó e a esposa Fanny Moraes levaram o filho, o pequeno Pedro. Ele elogiou a novidade.