CFO e Arena Castelão recebem ministros do Esporte do Brasil e de Cabo Verde

18 de outubro de 2018 - 17:43

Ascom -Sesporte
(85) 3101.4415 - 98732.1976

O propósito da visita era conhecer melhor as estruturas que fazem parte dos principais equipamentos esportivos do Ceará

O Centro de Formação Olímpica (CFO) recebeu, nesta quinta-feira (18), o ministro do Esporte do Brasil, Leandro Cruz, e o ministro do Desporto de Cabo Verde, Fernando Elísio Freire, para uma visita as dependências do complexo esportivo, com o intuito de conhecer a estrutura visando o estreitamento das relações.

Sendo um equipamento de grandes proporções – possui uma área total de 85.922,12m² –, a caminhada foi longa, mas necessária para apresentar à comitiva as instalações do centro olímpico do Nordeste. O percurso iniciou-se pelo refeitório, em seguida pelo levantamento de peso, academia, quadras de treinamento, ginásio principal, pista de atletismo e bicicross, piscinas, áreas de lutas, tênis de mesa e até os mais de 200 alojamentos para os atletas.

Visitando o CFO pela primeira vez, o ministro Leandro Cruz exaltou “a vida” do complexo esportivo. “Esse centro olímpico é uma referência para todo o nordeste brasileiro e para o Brasil. Eu pude ver claramente uma grande utilização do equipamento, e isso nos enche de orgulho, e esse é o objetivo de cada equipamento olímpico nosso. Nós precisamos construir o esporte para todos, como uma ferramenta de transformação social e de formação da nossa juventude”, destaca.

A Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte), através do titular da pasta, Euler Barbosa, acompanhou o momento e discorreu sobre o futuro dessa experiência. “O Governo do Estado do Ceará tem foco na cooperação. Nós temos feito um trabalho totalmente voltado para o esporte, e não só o de alto rendimento, mas também o de participação. O CFO na verdade é o melhor exemplo de utilização democrática do equipamento, assim como o nosso programa de Areninhas. Nós pensamos em estender alguns desses programas como cooperação ao nosso irmão africano mais próximo”, afirma o gestor. A visita ao complexo esportivo foi conduzida pelo responsável da administração do CFO, Vitor Oliveira.

Arena Castelão

O percurso da comitiva esportiva dos ministros estendeu-se ainda à Arena Castelão, a maior praça desportiva do Estado, figurando entre os 60 maiores estádios de futebol do mundo, e que foi palco dos jogos da Copa das Confederações 2013 e da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.

“Nós recebemos os ministros do esporte do Brasil e Cabo Verde, onde eles conheceram a experiência do CFO e da Arena Castelão. É muito interessante ver os projetos e os desenvolvimentos das ações a partir dos olhos de outros, e eu ouvi enfáticos registros e elogios ao que vem acontecendo, tanto de zelo, cuidado e manutenção do centro olímpico, como também da programação ativa que acontece no equipamento, mobilizando ao longo desses dois anos milhares de pessoas. Foi uma visita profícua”, disse a vice-governadora do Estado do Ceará, Izolda Cela, que marcou presença na ocasião.

Além dos ministros, esteve presente o embaixador de Cabo Verde no Brasil, Domingos Dias Mascarenhas; o cônsul Honorário de Cabo Verde em Fortaleza, Roberto Marinho, bem como o secretário adjunto do Esporte, Marcos Lage, a secretária executiva, Kátia Ferraz e o administrador do Castelão, Eduardo Santos.

 

Ouça

A vice-governadora Izolda Cela acompanhou a comitiva e destacou a importância do equipamento para o Estado do Ceará.

O ministro do Esporte, Leandro Cruz, exaltou o CFO como uma referência no Nordeste e no Brasil.

Para o secretário Euler Barbosa, esta é a oportunidade para ampliar a cooperação entre o Estado do Ceará e o Governo de Cabo Verde para levar os programas de incentivo ao esporte que deram certo aqui.

O ministro do Desporto de Cabo Verde, Fernando Elísio Freire, ressaltou a importância da parceria com Cabo Verde para a formação de atletas e cidadãos.