Adagri Intensifica ações de controle e erradicação da Peste Suína Clássica (PSC)

19 de outubro de 2018 - 16:57

Adagri - Ascom

Quatro municípios cearenses apresentam casos confirmados de peste suína clássica (PSC): Forquilha, Groaíras, Santa Quitéria e Varjota. Os focos estão sendo saneados com o objetivo de controlar e erradicar o agente da PSC o mais rápido possível, evitando a disseminação da doença e reduzindo ao máximo as perdas produtivas e econômicas decorrentes.

Peste suína clássica é uma doença viral, altamente contagiosa que acomete os suídeos, podendo apresentar, na fase aguda da doença, febre, animais amontoados, lesões hemorrágicas (avermelhadas) na pele e extremidades (orelhas, membros, focinho e cauda), falta de apetite, fraqueza, conjuntivite (inflamação nos olhos), alta morbidade e mortalidade (podendo ocorrer em 5 a 14 dias após o início da doença). Já na fase crônica, os animais podem apresentar apetite irregular, febre, diarreia; recuperação aparente, com recaída posterior, e morte; problemas reprodutivos (aborto, natimorto e repetição de cio); nascimento de leitões fracos e debilitados, além de retardo no crescimento e morte. Os suínos e os javalis são os únicos reservatórios naturais do vírus da PSC.

Entre as principais formas de transmissão, o contato direto entre animais (secreções, excretas, sêmen, sangue), entrada de animais no plantel sem controle nem biosseguridade; propagação por pessoas, utensílios, veículos, roupas, instrumentos e agulhas; utilização de restos de alimentos sem tratamento térmico adequado na alimentação dos animais e infecção transplacentária.

A notificação da suspeita ou ocorrência da peste é obrigatória a qualquer cidadão, bem como para todo profissional que atue na área de diagnóstico, ensino ou pesquisa em saúde animal.

A notificação dos casos suspeitos ou ocorrência deverá ser feita o mais rápido possível, nos escritórios da Adagri, para evitar a difusão da doença para outras propriedades.

No cumprimento de sua missão, a Adagri trabalha diariamente para controlar e erradicar os focos e assegura que todas as medidas mitigatórias estão sendo tomadas para o controle da doença e consequentes prejuízos econômicos ao setor. A equipe de emergência, formada por agentes e fiscais estaduais agropecuários, está realizando inspeções nas propriedades num raio de três e dez quilômetros dos focos, interdição das propriedades suspeitas e vinculadas, sacrifício sanitário de todos os suínos do rebanho, enfermos, contatos e contaminados com destruição das carcaças por enterramento. Também está fazendo reuniões com parceiros e educação em saúde animal, além do fortalecimento das barreiras sanitárias, com controle do trânsito animal, produtos e subprodutos de origem animal.

Solicitamos que casos suspeitos sejam imediatamente comunicados aos escritórios da Adagri distribuídos pelo Estado do Ceará ou pelo telefone: 0800 280 0410.

 

Ouça

Amorim Sobreira, diretor de Sanidade Animal da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), explicou o trabalho que a instituição vem realizando.

Amorim Sobreira descarta que a peste suína não leva riscos aos seres humanos.

O diretor da Adagri traçou um perfil de criadouros mais propícios a serem contaminados com a peste.