Secretário da CGE palestra sobre controle interno durante evento da ARCE

23 de outubro de 2018 - 16:30 # # #

Ascom - CGE
(85) 3101.3474 - comunicacao@cge.ce.gov.br

O evento, que teve como tema “O Controle da Administração Pública”, contou com a participação de gestores e servidores públicos estaduais

O secretário de Estado Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), Flávio Jucá, palestrou sobre a importância do controle interno para a gestão pública, nesta terça-feira (23), durante a 23ª edição do Fórum Regulação e Cidadania, promovido pela Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce). O evento, que teve como tema “O Controle da Administração Pública”, contou com a participação de gestores e servidores públicos estaduais.

“O controle interno é uma atividade que vem ganhando bastante destaque nos últimos anos, principalmente em virtude do cenário político nacional. Assim, é preciso que os gestores e servidores públicos estaduais compreendam sua importância como instrumento essencial de gestão, pois quando se fortalece o controle interno, se fortalece o próprio Estado”, frisou o secretário da CGE durante sua fala inicial.

“A CGE, como órgão central de controle interno do Estado, tem como principal função fomentar práticas de controle interno nos órgãos e entidades estaduais, mas cabe a cada instituição também fazer sua parte, criando ferramentas e instrumentos para a inclusão da atividade em suas tarefas rotineiras”, destacou.

Ainda durante a apresentação, o secretário da CGE apresentou instrumentos e mecanismos criados pelo órgão para subsidiar a atividade de controle interno no Estado, como o sistema de transferências voluntárias do Estado, o e-Parcerias, e o Programa de Integridade do Poder Executivo Estadual.

“Atualmente, a CGE está trabalhando em um grande programa de fortalecimento do controle interno no Estado do Ceará. Um programa que traz grandes mudanças na forma de fazer gestão pública. Um dos projetos é relacionado à Integridade. Nós ainda estamos em fase inicial, tendo os três primeiros projetos pilotos implantados na própria CGE, na Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) e na Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace)”.

E mais

Além do gestor da CGE, também participou do evento o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Edilberto Pontes, que na ocasião falou sobre os desafios do controle no século XXI.