Famílias de Moraújo são beneficiadas com entrega de brinquedopraça pelo Governo do Ceará

24 de outubro de 2018 - 10:43 # # # #

André Victor Rodrigues - Repórter
Thiara Montefusco - Fotos

A inauguração do equipamento, parte do Programa Mais Infância Ceará, contou com a presença da primeira-dama do Estado, Onélia Santana

A alegria das brincadeiras de criança ganhou lugar certo na Praça Joaquim Oliveira de Queiroz, em Moraújo, onde foi inaugurada mais uma brinquedopraça pelo Governo do Ceará nesta terça-feira (23). O equipamento dispõe de estrutura com oito brinquedos e vai assegurar às famílias da região o desenvolvimento infantil, de capacidade física, cognitiva e psicológica, através do lazer.

O evento de entrega do novo espaço público foi realizado com a presença da primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, idealizadora do Programa Mais Infância Ceará. As brinquedopraças fazem parte do pilar Tempo de Brincar do programa, executado em parceria com as prefeituras das cidades beneficiadas. Contando com a de Moraújo, já estão em funcionamento 52 destas obras.

Em seu discurso para as famílias na praça, Onélia Santana destacou que o Mais Infância tem compromisso com a qualificação de locais públicos para que crianças os ocupem junto às famílias, fortalecendo assim os vínculos dentro da comunidade. Trabalhando o ato de brincar, o Governo do Ceará acredita que as crianças crescerão com mais educação, cidadania e capacitadas para aproveitar as oportunidades na vida adulta.

“As brinquedopraças para as crianças, as areninhas para adolescentes, a qualificação do Primeiro Passo, tudo isso mostra que o Governo acredita no potencial de desenvolvimento de cada criança e adolescente nos municípios cearenses. Investir nas pessoas desde os seus primeiros anos é investir no desenvolvimento do Estado. São essas crianças que vão ser os nossos futuros profissionais, administradores, governantes, professores, médicos, e queremos que eles desempenhem seus papeis com qualidade. Por isso precisamos cultivar a paz, a união social e criar o ambiente propício para uma boa infância desde cedo”, defendeu a primeira-dama.

Também participaram da abertura da brinquedopraça o prefeito da cidade, Áquila, o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Francisco Ibiapina, além de lideranças políticas locais.

O prefeito de Moraújo agradeceu o compromisso cumprido do Governo do Ceará com a cidade, e disse que agora a juventude do Interior fortalece ainda mais as perspectivas de um futuro melhor. “É gratificante ver o sorriso das crianças com esse equipamento. A população aqui da cidade reconhece o empenho do Governo do Ceará para trazer mais educação e cidadania para nossa juventude”, disse Áquila.

Novidade aprovada

A dona de casa Filomena Maria Vasconcelos, 56, aproveitou o entardecer ao ar livre em Moraújo, enquanto acompanhava com olhares atentos o corre-corre da neta Fernanda, de seis anos. A pequena desceu nos escorregadores, brincou no cavalinho de mola, riu na companhia dos amiguinhos.

Para a avó, essa realidade proporcionada pela brinquedopraça foi recebida com grande alegria pelos moradores da cidade do Interior. “Isso daqui é muito importante. A praça precisava desse investimento para que nossas crianças se sentissem atraídas, para sair de casa e brincar bem muito. Minha neta está adorando tudo. Agora é a população zelar para que isso se mantenha novinho”, sorriu.

O equipamento

A brinquedopraça compreende uma área cercada de 230m² com piso anti-impacto e oito brinquedos: casinha dupla com ponte de playground, casinha dupla com ponte de eucalipto, dois escorregadores com balanço triplo, duas gangorras e dois brinquedos em mola. Cada implantação tem o investimento de R$ 180 mil.

Brinquedopraças pelo Ceará

Além de Moraújo, o Governo do Ceará já realizou a entrega de 51 outras brinquedopraças, nos municípios de Alto Santo, Aracati, Araripe, Banabuiú, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Chorozinho, Coreaú, Crato, Granjeiro, Guaramiranga, Ibiapina, Ibicuitinga, Independência, Ipueiras, Iracema, Irauçuba, Itaitinga, Itatira, Jaguaribe, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Jaguaruana, Jucás, Missão Velha, Milagres, Mombaça, Morrinhos, Nova Olinda, Nova Russas, Ocara, Orós, Paraipaba, Porteiras, Quixadá, Reriutaba, Russas, Santana do Cariri, Tamboril, Tarrafas, Ubajara, Várzea Alegre, duas em Redenção, Baturité (duas) e Fortaleza (duas).

Mais Infância

O Programa Mais Infância Ceará tem como foco a promoção do desenvolvimento infantil, estruturando-se em três pilares: Tempo de Crescer, Tempo de Brincar e Tempo de Aprender. Com a compreensão de que o desenvolvimento infantil requer abordagem integral e integrada, o Tempo de Crescer visa à construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários através de serviços e formações que contemplem profissionais, pais e cuidadores.

O Tempo de Brincar foca nos benefícios da brincadeira para o desenvolvimento infantil, além de intensificar a socialização e a integração à cultura de sua comunidade. O intuito é construir e revitalizar espaços públicos que garantam o direito da criança ao brinquedo e à brincadeira. Já o Tempo de Aprender entende a escola como direito de todos, buscando atender a meta de universalizar a oferta de pré-escola e ampliar a oferta de creches.