Parceria entre SPD e Cruz Vermelha amplia atendimentos de saúde a pessoas em situação de rua em Fortaleza

24 de outubro de 2018 - 14:56 # # # #

Parceria firmada entre a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) e a Cruz Vermelha no Ceará proporcionou a ampliação dos serviços de saúde para dependentes químicos que se encontram nas ruas de Fortaleza e que são atendidos pelo Projeto Corre Pra Vida, desenvolvido pela SPD.

O Corre Pra Vida ganhou o reforço da instituição internacional, assegurando que beneficiários da iniciativa, entre jovens, adultos e idosos, possam ter maior acesso ao suporte básico de saúde, como curativos, orientações sobre tuberculose, DST/Aids e práticas de redução de riscos no uso de drogas.

Na sua grande maioria, pessoas em situação de rua sofrem ferimentos e não costumam tratar, o que agrava seus problemas de saúde. A parceria entre a SPD e a Cruz Vermelha vem contribuindo para a reversão desse quadro e de outras situações no tocante à saúde de pessoas em situação de rua.

O serviço está sendo desenvolvido todas as terça-feiras pela manhã nos contêineres do projeto, instalados no Centro e na Parangaba, em Fortaleza, com a participação de socorristas, técnicos de enfermagem e enfermeiros da Cruz Vermelha Brasileira.

A Cruz Vermelha atua há 155 anos em prol da qualidade de vida dos mais vulneráveis. O Projeto Corre Pra Vida foi implantado em outubro de 2015 pela SPD e já realizou mais de 80 mil atendimentos.

O secretário Especial de Políticas sobre Drogas, Will Almeida, ressalta a importância da parceria. “A população em situação de rua é um dos grupos vulneráveis ao uso problemático de drogas e, não raro, tem maior dificuldade de acesso aos serviços de saúde. A presença de voluntários da Cruz Vermelha nos contêineres do Corre Pra Vida contribui, fortemente, para a ampliação e melhoria do atendimento oferecido aos beneficiários do projeto da SPD”.