Governo do Ceará apresenta estratégias em segurança para ex-prefeito de Medellín

24 de outubro de 2018 - 17:59 # # # #

Aline Freires - Assessoria de Comunicação da SSPDS

As estratégias e as ações, que vem sendo adotadas na área da segurança pública do Ceará, foram apresentadas, nesta quarta-feira (24), para o ex-prefeito de Medellín, Aníbal Gaviria, que esteve à frente da gestão da cidade colombiana do ano de 2012 a 2015 e foi governador do Estado de Antioquia de 2004 a 2007. A segunda maior cidade da Colômbia é vista como um laboratório de práticas exitosas no enfrentamento à violência e a criminalidade.

Com a presença da vice-governadora, Izolda Cela, e do secretário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, a iniciativa integra o Fórum Industrial Ideias em Debate, realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), que visa promover a reflexão acerca de vários assuntos de impacto para a indústria cearense.

Estiveram presentes ainda o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânica e de Material Elétrico no Estado do Ceará (Simec), José Sampaio Filho; o comandante geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), coronel Ronaldo Viana; e a coordenadora do Ceará Pacífico nos territórios de Fortaleza, Carla da Escóssia. Em uma das primeiras apresentações, a vice-governadora, Izolda Cela, ressaltou a importância do intercâmbio de experiências no âmbito da segurança pública.

“O que ocorre aqui hoje, essa inspiração e referência de boas práticas, é muito importante para a aprendizagem organizacional e também no âmbito das políticas públicas. Essa aproximação traz a possibilidade de conhecermos mais a fundo as questões essenciais do que foi implantado em Medellín e ter o olhar do Gavíria, que teve grande importância durante o seu período como gestor, sobre o que estamos fazendo e propondo acerca dos nossos desafios”, salientou.

A vice-governadora também ressaltou o envolvimento de instituições, como a Fiec, que promove a iniciativa denominada Rotas Estratégicas Setoriais, tendo como objetivo sinalizar caminhos de construção do futuro, com horizonte temporal de 2025, para cada um dos setores e áreas identificadas como mais promissores para a indústria do Estado. “Esse compromisso da Fiec de trabalhar nessa frente, mobilizando e articulando os seus setores e essa parceria com o Governo do Ceará mostra um exemplo de algo que aconteceu de maneira forte em Medellín, que é a participação de parceiros diferentes em função de um mesmo objetivo. A Fiec tem assento nas reuniões promovidas pelo Pacto por um Ceará Pacífico e vem a agregar ao que já é compromisso do Governo”, disse Izolda.

Em sua participação, o secretário da SSPDS, André Costa, apresentou os investimentos em Inteligência, além dos resultados positivos já alcançados, e abordou a importância de trazer as universidades para o estudo sobre a violência e criminalidade. Em 2017, o gestor já havia participado do Medellín Lab – Cidades Inclusivas, Seguras e Resistentes, na Colômbia, com o objetivo de conhecer os investimentos feitos pelo governo colombiano, em segurança pública e em outras áreas, como esporte, lazer e urbanismo.

Em uma apresentação, que mostrou o funcionamento de sistemas e aplicativos desenvolvidos para a segurança pública cearense, por meio da parceria entre SSPDS, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Universidade Federal do Ceará (UFC), André Costa falou para Aníbal Gaviria e para os demais presentes sobre o emprego da tecnologia a serviço da segurança. Como exemplos, o caso do uso compartilhado do videomonitoramento e do Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia), uma inteligência artificial que identifica, de forma automatizada, a presença de veículos roubados, furtados ou clonados, além de demais ações que integram o Projeto SPI (Segurança Pública Integrada).

“Uma das experiências positivas que eu trouxe da Colômbia foi exatamente o envolvimento das universidades na segurança pública, pois sabemos que no Brasil, historicamente, há esse distanciamento entre instituições. Assim que eu retornei, eu busquei fortemente essa proximidade com as nossas academias. E o que trouxemos aqui hoje é um exemplo dos resultados já alcançados, como é o caso do Projeto SPI, desenvolvido de forma integrada entre SSPDS, PRF e UFC, e que é visto como modelo para o restante do país”, destacou.

O secretário também falou da visita ocorrida em agosto deste ano, quando representantes da Empresa para La Seguridad Urbana (ESU), da Prefeitura de Medellín, visitaram a sede da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS, em Fortaleza, e puderam conferir a logística por trás do sistema de videomonitoramento, em funcionamento na Capital e no Interior. “Da mesma forma que temos aprendido muito com eles, em ações na área da segurança e também na área de prevenção social, eles agora também vêm para apreender conosco. E não tenho dúvida, que o Estado do Ceará tem sido cada vez mais modelo de integração, de tecnologia e de ciência de dados para o restante do país”, disse.

Após analisar o que foi apresentado por André Costa, Gavíria, que é professor da Universidade de Berkeley, na Califórnia, destacou a mudança das estratégias de Segurança. “Algo que eu gostaria de destacar na apresentação do secretário é essa mudança de como são realizados os estudos sobre o ciclo criminoso, que deixa de ser algo reativo, ou seja, passa de uma simples reação ao crime para um processo anterior à ação”, disse.

Ele citou ainda a importância sobre o desenvolvimento de ações de inteligência e comparou Medellín de 15 ou 20 anos atrás com o cenário atual. “O volume de crimes era muito alto e as capturas ocorriam sem qualquer análise de inteligência, de forma que simplesmente ocorriam as prisões, e posteriormente, por falhas no próprio sistema, eles eram soltos sem qualquer investigação mais aprofundada. Hoje, no entanto, há uma análise, que pode levar meses e ocorre diretamente com as facções criminosas. O objetivo é entender realmente quem são as cabeças desses processos e realizar prisões com maior probabilidade de penas maiores”, salientou.

Por último, o ex-prefeito parabenizou o trabalho desenvolvido por meio dessa parceria entre Governo do Ceará e Fiec. “Gostaria de destacar o fato da Fiec trabalhar de mãos dadas com o Governo para desenvolver políticas públicas, que é algo que dificilmente ocorre em outros locais. Um dos temas importantes dessa relação é a possibilidade de dar continuidade a esse tipo de trabalho, que em alguns casos, é interrompido após uma troca de governo, por exemplo. Esse acompanhamento por parte de outras entidades permite uma maior integração e continuidade dessas iniciativas. O próprio conceito de estratégia é um pensamento de longo prazo. É impossível imaginar uma política pública, que tenha êxito, em médio ou curto prazo”, finalizou.

Case cearense

O resultado das ações de inteligência e ostensividade, por meio do uso do videomonitoramento e do Spia, permitiu que o índice de veículos roubados reduzisse 15,7% em 2018, saindo de 8.390 casos de janeiro a setembro de 2017 para 7.074 em igual período deste ano, no Estado. A queda também foi registrada nos casos de furto de veículos: menos 15,8%. No mesmo período, foram contabilizados 3.063 casos ante os 3.637 do ano passado. Já a taxa de veículos recuperados apresentou índice superior a 80%, no mesmo período analisado. Foram 10.137 carros roubados ou furtados entre janeiro e setembro deste ano. Desse total, 8.198 foram recuperados pelas forças de segurança.