Seinfra apresenta políticas do estado para geração distribuída em Congresso Brasileiro de Energia

26 de outubro de 2018 - 11:32 # # #

O Brasil desponta como um dos países mais atrativos do mundo para investimentos em geração distribuída com fontes renováveis de energia, e o Ceará se destaca neste cenário. O papel relevante do estado, que está entre os três maiores geradores de energia eólica e terceiro em geração solar distribuída do país, foi apresentado pela Secretaria Adjunta de Energia, Mineração e Telecomunicações da Seinfra durante o 3º Congresso Brasileiro de Geração Distribuída – CBGD, que acontece nesta quarta (24) e quinta -feira (25), no Sebrae, em Fortaleza.

As iniciativas de fomento à cadeia produtiva do setor no Estado e as novas possibilidades de expansão na área de energia sustentável e distribuída foram apresentadas pelo Secretário Adjunto de Energia da Seinfra, Adão Linhares. “O nosso estado foi o pioneiro no país em geração de energia eólica. Nós transformamos o nosso potencial de ventos em energia quando investimentos neste sentido ainda eram vistos como algo de extremo risco. A partir daí, elaboramos o primeiro Atlas Eólico, um documento extremamente importante, que atualmente passa por atualização e deve ser divulgado em breve, em um formato interativo como Atlas Eólico e Solarimétrico e, como ação mais recente, consolidamos o FIEE, que é um Fundo criado para estimular o desenvolvimento e financiamento da Eficiência Energética e da Micro e Minigeração Distribuída”, destacou o secretário Adjunto.

O secretário também enalteceu o alto patamar de tecnologia que o Ceará abriga hoje, com a oficialização do acordo para a permanência e ampliação da unidade industrial da Vestas, no Estado, empresa multinacional maior fabricante de turbinas eólicas do mundo. “Como resultado desse acordo, nós teremos fabricada em solo cearense a turbina V150-4.2 MW, que é uma das mais modernas do mundo, colocando o Ceará como pioneiro no fornecimento do produto no Brasil”, disse Adão Linhares. Atualmente o Ceará já produz turbinas e pás eólicas, pelas empresas Wobben e Aeris, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém; além de outros componentes da cadeia eólica, como torres. O estado também já conta com 76 parques eólicos em funcionamento e 5 em construção, garantindo a energia eólica como a segunda principal fonte energética do Ceará.

Falando para um público de integradores, distribuidores, fabricantes, profissionais e acadêmicos do setor, Linhares também destacou a liderança do estado na microgeração distribuída, que é a geração elétrica realizada pelo próprio consumidor a partir de fontes renováveis. Ao todo, são 1.262 unidades, sendo 24 unidades eólicas com potência instalada de 10.06 MW e 1.238 unidades solares fotovoltaicas com potência instalada de 20,5 MW, o que corresponde a 6,09% da potência instalada de geração distribuída no Brasil. “É um privilegio poder participar de um evento como este, da Associação Brasileira de Geração Distribuída, que consegue reunir tantos agentes importantes do setor. Melhor ainda, é ter a oportunidade de apresentar o que o Ceará, com o seu pensamento de política pública e visão estratégica de longo prazo, tem feito a favor da geração distribuída com fontes renováveis”, ressaltou o secretário.