Sesa realiza workshop sobre qualidade em banco de leite humano

5 de novembro de 2018 - 13:47 # # # #

Secretaria da Saúde

A Secretaria da Saúde do Ceará realiza, desta segunda-feira (5) até sexta-feira (9), o Workshop de Qualidade em Banco de Leite Humano, no Hotel Plaza Praia Suítes, em Fortaleza. Serão capacitados cerca de quarenta profissionais de nove bancos de leite e de 28 postos de coleta no Ceará. O secretário-adjunto da Saúde, Marcos Gadelha, o coordenador da Rede Global de Banco de Leite Humano, João Aprígio, e a coordenadora do Banco de Leite Humano da Maternidade Januário Cicco, do Rio Grande do Norte, e a representante do Nordeste na Rede BLH, Ana Zélia Pristo Medeiros de Oliveira, estão entre os participantes do evento.

A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR) é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por intermédio de uma parceria entre o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz (IFF/Fiocruz) e o Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas da Secretaria de Atenção à Saúde (DAPE/SAS). A rede de bancos de leite humano é a instância de articulação com o Sistema Único de Saúde (SUS) para implantar e implementar ações estratégicas definidas na Política Nacional de Saúde para o setor, conforme a Portaria nº 2.193, de 14 de setembro de 2006.

Compete aos bancos de leite humano promover, proteger e apoiar o aleitamento materno; operacionalizar o excedente da produção de leite de suas doadoras; executar as operações de coleta, seleção e classificação, processamento, controle clínico, controle de qualidade e distribuição do Leite Humano Ordenhado (LHO), em conformidade com os dispositivos legais vigentes. Também cabe aos bancos de leite responder pelo funcionamento dos Postos de Coleta a ele vinculados e buscar a certificação da qualidade dos produtos e processos sob sua responsabilidade.

Hospital Regional Norte participa de troca experiência

Buscando excelência em gerenciamento de leite humano com identificação adequada, planilhas de controle e distribuição segura, o BLH do Hospital Regional Norte (HRN), da rede pública do Governo do Ceará, é um dos participantes do Workshop de Qualidade em Banco de Leite Humano. Neste ano, até o fim de outubro, foram coletados 145 litros de leite humano no HRN, uma média de 14 litros por mês.

Raimunda Nonata Brandão Lima, de Mucambo, município do Ceará, deu à luz ao pequeno Antônio Arthur há pouco mais de 10 dias em sua cidade natal. Após complicações pós-parto, Raimunda e o bebê foram socorridos para o HRN. Nos primeiros dias de internação, ela precisou da ajuda dos profissionais do Banco de Leite para fazer a ordenha e atender as necessidades de leite necessário ao filho. “As enfermeiras ajudaram muito. Sozinha, eu não teria evoluído e hoje meu filho já consegue mamar”, comemora.

Samara de Andrade ressalta que o principal público do Banco de Leite do HRN são as mulheres que amamentam (nutrizes) e os bebês internados na neonatologia, contando ainda com o público externo que destina leite humano para doação. “Buscamos atender com qualidade esses bebês e as nutrizes que estão se recuperando do pós-parto. Garantimos a qualidade do leite ofertado para os bebês dentro da UTIN (Unidade de Terapia Intensiva Neonatal). O excedente passa pela pasteurização para que possamos fazer a distribuição a outros bebês internados em outras unidades”, explica. O Banco de Leite Humano do HRN é acreditado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) em nível 2, o que garante segurança da paciente e gestão integrada com os demais serviços.