Artesanato cearense chega ao 11º Salão do Artesanato, em São Paulo

6 de novembro de 2018 - 18:08 # # # # #

Assessoria de Imprensa do Gabinete da Primeira-Dama
(85) 3254.4028 / 98957.0292 / 98878.7348
deborah.vanessa@gabgov.ce.gov.br / wiarlen.ribeiro@casacivil.ce.gov.br
Alessandro Dias / Salão do Artesanato - Fotos

O artesanato cearense estará presente no 11º Salão do Artesanato, em São Paulo. Com um espaço de 100m², o trabalho de artesãos cearenses cadastrados na Central de Artesanato do Ceará (Ceart) será apresentado para os mais de 60 mil visitantes que passarão pelo Expo Center Norte, entre os dias 7 e 11 de novembro.

Cerca de 2 mil artesãos de todas as regiões do Estado serão beneficiados com a comercialização de mais de 3 mil produtos artesanais nas diversas tipologias artesanais do Ceará, como areia colorida, argila, fibras vegetais, madeira, papel, metais, fios e tecidos (renda de bilro, labirinto, filé, tecelagem, crochê e bordado), dentre outras.

Para a coordenadora do Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Ceará, Amanaci Diógenes, estar presente em feiras do segmento valoriza nossa arte. “O Estado do Ceará é hoje uma referência nacional, com um diferencial na implantação de política pública bem-sucedida para o segmento artesanal. Estar presente em feiras locais, nacionais e internacionais, mostrando nossa arte, nossa cultura, é fundamental para divulgar o artesanato cearense”, destaca.

Durante o evento, no estande do Ceará, estarão trabalhando ao vivo seis mestres artesãos das tipologias: madeira, fibra vegetal, areia colorida e fio e tecido nas técnicas da renda de bilro, tecelagem e bordado a mão. Além disso, o Governo cearense está apoiando outras dez entidades artesanais / Grupos Produtivos, com o transporte de produtos até a feira.

Economia

Em 2018, até o mês de setembro, o artesanato cearense alcançou um volume de vendas de mais de R$ 1,3 milhão, com um total de 41.354 peças vendidas e 17.032 artesãos beneficiados. Ao fomentar o artesanato como atividade econômica sustentável, o Governo do Ceará se integra à cadeia produtiva local, valorizando a identidade cultural cearense.

Salão do Artesanato

Realizado há 10 anos consecutivos, o Salão do Artesanato reúne o que há de melhor na produção artesanal do Brasil. Com o apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), o evento conta com a participação de 25 Estados e do DF, o que garante uma variedade significativa de produtos. Em outras edições, a feira recebeu mais de 50 mil visitantes, cerca de 1500 artesãos e um volume de negócios superior a 5 milhões de reais.